
A Tesla está diante de um cenário crítico com o Cybertruck.
O estoque do polêmico utilitário elétrico disparou para mais de 10 mil unidades nos Estados Unidos, marcando o maior volume desde o lançamento do modelo e levantando sérias dúvidas sobre o futuro do programa.
Segundo dados do site Tesla-Info.com, essa é uma situação que a empresa não pode mais ignorar.
No início de abril, estimativas já apontavam para cerca de 2.400 Cybertrucks disponíveis no mercado americano.
Um mês depois, esse número mais que quadruplicou, revelando não apenas uma desaceleração na demanda, mas também uma possível estratégia da Tesla de listar mais variantes para tentar aumentar as chances de venda.

Como a marca muitas vezes agrupa unidades idênticas em uma única listagem, a verdadeira dimensão do estoque pode ser ainda maior.
Boa parte dos veículos encalhados são da chamada “Foundation Series”, que teve sua produção encerrada em outubro de 2024.
Ou seja, existem caminhonetes paradas há mais de sete meses nos pátios da Tesla, sem conseguir atrair compradores — mesmo com descontos agressivos sendo aplicados nos últimos tempos.
O preço médio de venda do Cybertruck gira em torno de US$ 78 mil. Isso significa que a Tesla está, potencialmente, com quase US$ 800 milhões em produto encalhado.
E embora o modelo de tração traseira (RWD) tenha sido recentemente lançado, ele perdeu várias características importantes e sequer oferece a prometida bateria menor.
Isso reforça a percepção de que a Tesla está tentando cortar custos e enxugar o projeto à medida que a empolgação inicial desaparece.
A produção do Cybertruck, que começou com altas expectativas — cerca de 250 mil unidades anuais, segundo projeções internas da Tesla —, foi reduzida drasticamente.
Agora, as vendas devem se limitar a algo em torno de 20 mil unidades por ano nos EUA, um número bem distante do que a montadora sonhava.
Comentários de clientes e observadores apontam os preços elevados como a principal causa da estagnação.
Muitos dos primeiros interessados, que haviam feito reservas com a esperança de pagar US$ 40 mil a US$ 70 mil, simplesmente desistiram quando se depararam com os preços reais na casa dos US$ 80 mil a US$ 100 mil.
Diante disso, há rumores de que a Tesla pode até pausar a produção do modelo. A decisão de unificar as opções de bateria — estratégia semelhante à adotada com os Model S e X quando suas vendas caíram — já parece ser uma tentativa de minimizar prejuízos.
A realidade é que o Cybertruck, um dos lançamentos mais aguardados da Tesla, enfrenta agora um futuro incerto.
A ousadia no design, os atrasos no lançamento e a disparidade entre as expectativas de preço e a realidade de mercado parecem ter cobrado seu preço.

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