
A Toyota decidiu desacelerar, ao menos por enquanto, um dos principais projetos ligados à sua infraestrutura de veículos elétricos no Japão.
A montadora japonesa ainda planeja construir uma nova fábrica de baterias no país, mas o início das obras será adiado, refletindo um momento de reavaliação em sua estratégia global de eletrificação.
O projeto em questão está previsto para a prefeitura de Fukuoka, no sudoeste do Japão. De acordo com o governador local, Seitaro Hattori, um acordo sobre o local exato da construção estava programado para ser finalizado em abril, mas agora foi adiado para o outono.
Originalmente, a planta deveria entrar em operação em 2028, porém esse cronograma também pode ser revisto em função do atraso.

Segundo informações do jornal Nikkei Asia, a Toyota segue comprometida com a construção da fábrica, mas está repensando o que exatamente será produzido ali.
A proposta inicial era fabricar baterias para a próxima geração de veículos elétricos da marca, incluindo modelos com autonomia de até 1.000 km. Agora, com o mercado global de EVs crescendo em ritmo mais lento do que o projetado por muitas montadoras, a empresa está revisando suas metas e estratégias.
Essa revisão não é isolada. Em 2022, a Toyota havia anunciado planos ambiciosos de vender 1,5 milhão de EVs por ano até 2026. No ano seguinte, esse número foi reduzido para 1 milhão.
Mais recentemente, a meta caiu novamente, agora para 800 mil unidades anuais. A empresa não está abandonando os carros elétricos, mas sim adotando uma postura mais cautelosa diante de um cenário mais complexo do que o inicialmente previsto.
Além da revisão dos planos no Japão, a Toyota também tem ajustado sua presença no mercado chinês. Neste mês, a companhia anunciou a criação de uma nova subsidiária para a Lexus na China, com foco no desenvolvimento e produção de veículos elétricos e baterias.
A fábrica será construída em Xangai e atenderá exclusivamente o mercado chinês, sinalizando uma estratégia regionalizada diante das particularidades de cada país.
Enquanto algumas marcas apostaram tudo na eletrificação acelerada, a Toyota segue apostando em uma abordagem diversificada, combinando EVs com híbridos e outras tecnologias de transição.
A pausa na planta de baterias em Fukuoka não representa um recuo definitivo, mas sim uma tentativa de alinhar investimentos com uma realidade de mercado mais lenta e incerta do que o entusiasmo inicial deixava parecer.

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