Depois de 90 anos de glória, um fim silencioso: Jaguar encerra produção de carros a combustão e aposta tudo em futuro elétrico

ultimo jaguar combustao (1)
ultimo jaguar combustao (1)

O último rugido de um motor a combustão da Jaguar foi ouvido.

A marca britânica concluiu silenciosamente, em 19 de dezembro de 2025, a produção de seu último carro com motor a combustão interna — encerrando uma trajetória de 90 anos desde os tempos do lendário SS Jaguar de 1935.

O modelo escolhido para fechar esse capítulo foi um F-Pace SVR, o SUV de desempenho mais alto da linha e o mais vendido da história da Jaguar.

A unidade final, pintada de preto e equipada com um V8 5.0 de 567 cv, saiu da linha de montagem em Solihull, no Reino Unido, com direito a cerimônia discreta acompanhada por membros do Jaguar Enthusiasts’ Club.

Veja também

Essa unidade especial será preservada pelo Jaguar Daimler Heritage Trust e exibida no British Motor Museum, marcando oficialmente o fim da era a gasolina da fabricante.

ultimo jaguar combustao (2)
ultimo jaguar combustao (2)

Nos últimos anos, a marca já vinha se despedindo lentamente dos motores térmicos com edições comemorativas, como o F-Pace 90th Anniversary Edition lançado em 2024.

A reestruturação da Jaguar ganhou força em 2021, quando o grupo JLR anunciou uma guinada completa rumo ao segmento de elétricos de luxo, planejando uma nova linha com preços acima da média da marca, buscando competir com Bentley e Rolls-Royce .

Como parte dessa transição, a Jaguar interrompeu a produção de todos os seus modelos, inclusive do elétrico I-Pace, mantendo apenas o F-Pace em linha até este mês.

Atualmente, nenhum modelo da Jaguar está sendo produzido, e a empresa já parou de vender carros em diversos mercados, inclusive no Reino Unido. Nos EUA, ainda é possível encontrar unidades em estoque.

A nova era será liderada pelo Type 00, um grand tourer 100% elétrico com visual arrojado, antecipado em um conceito apresentado em Miami no fim de 2024.

ultimo jaguar combustao (3)
ultimo jaguar combustao (3)

Previsto inicialmente para este ano, o modelo foi adiado para 2026, quando a versão de produção deve ser revelada oficialmente, com entregas logo em seguida.

O novo elétrico terá preço inicial estimado em US$ 130 mil, cerca de R$ 650 mil, o que representa um reposicionamento da marca para um patamar acima de Audi e BMW, mirando clientes de ultra luxo.

Além do Type 00, estão previstos um sedã de grande porte e um SUV de três fileiras, todos baseados em uma nova plataforma exclusiva para elétricos, capaz de oferecer até 1.000 cv e autonomia de 640 km por carga.

Com vendas em queda nos últimos anos — sendo 2020 o último ano com mais de 100 mil unidades vendidas globalmente —, a Jaguar aposta tudo nessa reinvenção ousada.

É o fim de uma era marcada por ícones como E-Type, XK120, XJ e os campeões de Le Mans C-Type e D-Type.

Agora, o desafio será manter viva a alma esportiva e luxuosa da marca em um novo cenário elétrico e digital, onde o silêncio dos motores terá que ser compensado com inovação, exclusividade e sofisticação.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.