Depois de lançar carro elétrico sem janela traseira, Polestar se afunda em problemas com as câmeras de ré do modelo 2

polestar 4 7
polestar 4 7

O Polestar 4 chamou a atenção desde o seu lançamento por adotar uma abordagem radical: ele simplesmente não tem janela traseira.

No lugar do tradicional vidro, a marca sueca, hoje sob o comando do grupo chinês Geely , decidiu apostar inteiramente em uma câmera para oferecer visão traseira ao motorista.

A justificativa? Segundo a empresa, as câmeras são mais eficientes que o bom e velho vidro. Mas os recentes problemas com o modelo Polestar 2 lançam dúvidas sobre essa ousadia.

Embora o recall mais recente não envolva diretamente o Polestar 4, mas sim o Polestar 2 — que ainda conta com vidro traseiro —, o alerta é claro: confiar exclusivamente em sistemas eletrônicos ainda pode ser um risco.

polestar 4 1
polestar 4 1

A marca anunciou o segundo recall do Polestar 2 em menos de um ano por falhas no sistema de câmera de ré .

Ao todo, 27.816 unidades dos anos-modelo 2021 a 2025 estão sendo convocadas nos Estados Unidos para receber uma atualização de software, que, para piorar, não pode ser feita remotamente.

O defeito relatado pelos proprietários envolvia a mensagem “câmera temporariamente indisponível” aparecendo na tela ao engatar a marcha ré, em vez da imagem do que estava atrás do carro.

A falha está ligada a um problema de sincronização entre a câmera de assistência de estacionamento e o sistema de infotainment.

polestar 4 3
polestar 4 3

Curiosamente, uma campanha semelhante foi feita em junho de 2024, afetando quase 26 mil carros, mas naquela ocasião a correção foi feita via atualização over-the-air — o que não se mostrou suficiente para evitar uma nova leva de reclamações.

Esse cenário reacende o debate sobre a decisão de algumas montadoras de eliminar as janelas traseiras. Além do Polestar 4, o futuro Polestar 5 e o novo sedã elétrico da Jaguar seguirão o mesmo caminho.

Para os entusiastas do design automotivo, é uma oportunidade de inovar nas linhas dos veículos. Já para os mais conservadores e preocupados com a segurança, soa como uma temeridade.

A confiança cega em tecnologias que ainda apresentam falhas, como as câmeras e sistemas eletrônicos de apoio à condução, pode transformar pequenos contratempos em sérios problemas.

polestar 4 13
polestar 4 13

A questão é que, quando o sistema falha em um carro como o Polestar 4, não existe a possibilidade de simplesmente olhar pelo retrovisor interno, já que não há nada além de uma parede metálica ali.

Em um cenário onde a câmera fica fora de operação, o motorista fica literalmente às cegas.

Enquanto o debate segue, cresce a expectativa sobre como o mercado — e os órgãos reguladores — irão reagir a essa tendência.

Afinal, será que o futuro dos carros realmente não precisa de janelas traseiras, ou ainda estamos longe de confiar plenamente apenas na tecnologia para manobrar com segurança?


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.