
Diante da decisão polêmica da General Motors de remover o suporte ao Apple CarPlay e Android Auto em seus veículos elétricos da plataforma Ultium, muitos clientes buscaram alternativas para recuperar esses recursos básicos de conectividade.
Parecia que a salvação viria de uma solução desenvolvida pela White Automotive & Media Services, que lançou um kit de instalação aftermarket para devolver essas funcionalidades a modelos como o Chevrolet Blazer EV, Equinox EV, Silverado EV, GMC Sierra EV e Cadillac Lyriq.
Mas o que poderia ter sido uma solução viável foi encerrado quase tão rapidamente quanto começou.
A única concessionária autorizada a instalar o sistema era a LaFontaine Chevrolet, em Plymouth, Michigan.

O kit da White era complexo e exigia instalação profissional, sendo integrado de forma sofisticada ao sistema dos veículos, com suporte completo às interfaces dos smartphones, comandos por voz, cluster digital e até ao head-up display.
No entanto, a GM interveio diretamente e exigiu que a concessionária encerrasse os serviços de instalação imediatamente.
Segundo a montadora, a modificação interferia no software proprietário dos carros e poderia impactar funções críticas de segurança, além de abrir brechas para falhas com atualizações futuras.
A GM ainda alertou que tais intervenções podem anular partes da garantia dos veículos, tornando-se um risco tanto técnico quanto legal.

A White Automotive confirmou a descontinuação do produto por meio de uma nota no site, sem muitos detalhes. Ao ser questionada diretamente, a empresa não ofereceu esclarecimentos adicionais e direcionou os consumidores à concessionária.
Tentativas de contato com a LaFontaine resultaram em respostas evasivas e até uma ligação encerrada abruptamente.
A GM, por sua vez, reforçou sua posição com um comunicado afirmando que “serviços de aftermarket que introduzem funcionalidades não originalmente testadas e aprovadas pela GM podem causar problemas não intencionais aos clientes”, justificando a decisão de encerrar o uso do kit.
Fica claro que, apesar da boa intenção da White Automotive em devolver aos motoristas o acesso ao CarPlay e Android Auto, a ausência de respaldo oficial da fabricante inviabilizou a continuidade do projeto.

A iniciativa esbarrou na rigidez das políticas da GM e em preocupações legítimas sobre a segurança e integridade dos sistemas dos veículos.
O número de clientes que efetivamente utilizaram o serviço é desconhecido, mas parece ter se concentrado na região de Detroit. Esses usuários agora enfrentam um futuro incerto: o kit pode parar de funcionar a qualquer momento com uma atualização de software, sem garantia de suporte da concessionária ou da White Automotive.
Em resumo, o investimento feito por esses consumidores acabou se tornando temporário, levantando críticas sobre a falta de flexibilidade da GM e reforçando o receio de muitos quanto à crescente centralização das montadoras sobre seus produtos.

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