Depois do Dodge Charger EV acelerar sozinho, Stellantis explica: “É um recurso de segurança, não um defeito”

dodge charger sedan 2
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Imagine ligar seu carro, tirar o pé de todos os pedais e perceber que ele começa a se mover, ganhando velocidade lentamente enquanto o painel pisca mensagens enigmáticas.

Foi exatamente o que aconteceu com um Dodge Charger Daytona utilizado em testes de longa duração pelo site Edmunds . O caso chamou atenção e gerou alvoroço nas redes sociais, levantando suspeitas de falha grave.

Mas a explicação da montadora pegou todo mundo de surpresa: segundo a Stellantis, o veículo estava apenas ativando um recurso de segurança chamado “Drive by Brake”.

A situação, que à primeira vista parecia ser um exemplo clássico de aceleração não intencional, virou uma confusão de interpretações.

dodge charger sedan 1
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O motorista do Charger relatou que, mesmo sem tocar nos pedais, o carro acelerava de forma constante, ganhando cerca de 1 km/h por segundo.

Apesar disso, os freios funcionavam normalmente, permitindo parar o veículo. Ainda assim, a sensação de não estar no controle preocupou.

A Stellantis, dona da Dodge, afirmou que o sistema é ativado quando o carro detecta um problema no pedal do acelerador.

O “Drive by Brake” entra em ação para garantir que o veículo não fique parado em locais perigosos, como uma faixa de alta velocidade. A função injeta torque suficiente para manter o carro em movimento, mas de forma lenta e segura.

dodge charger sedan 3
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Segundo a empresa, trata-se de uma funcionalidade presente não apenas em EVs como o Charger Daytona, mas também em modelos a combustão e híbridos vendidos na América do Norte.

Porém, há um detalhe que incomodou muitos motoristas e especialistas: a comunicação da montadora com o usuário. Nenhum aviso claro aparece explicando o que está acontecendo.

Em vez disso, o painel mostra alertas genéricos como “Service Engine Soon” ou “Service Propulsion System”, acompanhados de símbolos como uma tartaruga ou uma chave inglesa.

Para o motorista comum, nada disso esclarece que o carro irá se mover por conta própria.

dodge charger sedan 5
dodge charger sedan 5

Outro ponto que gerou críticas foi a falta de transparência sobre os modelos que utilizam esse recurso. Quando questionada, a Stellantis se limitou a dizer que vários veículos das marcas do grupo contam com o “Drive by Brake”, mas não informou quais.

Também não há registro de qualquer material de marketing ou documentação voltada ao consumidor que explique o sistema.

A fabricante ainda revelou que desligar e religar o carro pode resolver o “problema”, pois o sistema faz uma nova checagem de falhas a cada partida.

Se não houver mais erro detectado, o veículo volta a operar normalmente. A lógica até faz sentido, mas o procedimento lembra mais um truque de informática do que um comportamento esperado de um automóvel.

A verdade é que o Charger não estava virando um rebelde, mas sim seguindo uma programação pensada para situações específicas.

Ainda assim, fica o alerta: um recurso que altera o comportamento do carro de forma tão drástica precisa ser claramente comunicado ao condutor.

Afinal, ninguém deveria descobrir como ele funciona só depois que o carro começa a andar sozinho.

Se a Stellantis pretende manter esse sistema em sua linha de veículos, talvez seja hora de tirá-lo do rodapé dos manuais e explicar, com todas as letras, o que ele faz e por que existe.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.