Descartada pela GM, Tesla comemora 5 milhões de carros vendidos

tesla model 3 2024 2 1

Nunca subestime uma ideia, por mais absurda que ela pareça, pois lá na frente as coisas podem ser bem diferentes…

Foi isso o que aconteceu em 2009, quando uma descrente (e quase falida) montadora de Detroit desdenhou de uma startup, dizendo ser “bando de engenheiros brincando com baterias de laptop”.

Bom, hoje a startup em questão é a Tesla, que comemora 5 milhões de carros elétricos vendidos e 50 mil estações de recarga ultrarrápida Supercharger.

A montadora citada é a conhecida General Motors, cujo conselho de administração participava Steve Girsky, atualmente CEO da Nikola.

Girsky sugeriu a Tesla para a GM em 2009, mas ouviu do conselho que era só um “bando de engenheiros brincando com baterias de laptop”.

Bem, enquanto a GM remava com o Volt, a Tesla lançou o Model S e as bases para uma marca disruptiva que mudou o mundo automotivo nos últimos 10 anos.

Forçando a indústria a eletrificar-se, a Tesla converteu-se no mais importante player mundial, gostem alguns ou não, fazendo com que as marcas tradicionais tivessem que seguir o mesmo caminho.

Steve Girsky comentou sobre o descarte da Tesla pela GM: “Essa era a sabedoria convencional na época e sabemos o que aconteceu. A Tesla deu um salto inicial de 10 anos em toda a indústria.”

O CEO da Nikola pontuou sobre seu novo setor: “Os grandes estão descartando a indústria de transporte rodoviário com emissão zero. Eu sei que eles estão brincando com protótipos, mas eles acreditam que essa tecnologia é coisa do final da década, no mínimo.”

Com a eletrificação chegando até os veículos comerciais, Girsky acredita que a Nikola esteja no mesmo caminho, ainda que muitos pensem o contrário.

No caso da Tesla, não só a marca cresceu em vendas e popularidade, apesar das indas e vindas de Elon Musk (em vários sentidos), mas também em valor, fazendo seus acionistas simples tecnicamente milionários.

Hoje, a Tesla vale US$ 830 bilhões, enquanto a GM está em US$ 46 bilhões…

[Fonte: Autoblog]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X