
Quase oito anos após sua primeira aparição pública, o tão aguardado Tesla Roadster ainda não saiu do papel — mas isso não impediu a marca de continuar arrecadando depósitos de US$ 50 mil por reservas de um carro que sequer tem previsão de entrega.
Apesar de promessas ousadas feitas por Elon Musk lá em 2017, o esportivo elétrico continua fora da linha de produção, mesmo com um espaço dedicado no site da Tesla, onde os interessados podem deixar seu “sinal” e alimentar a esperança de um dia vê-lo nas ruas.
Enquanto isso, cresce a expectativa por outro projeto que pode finalmente sair da ficção: um EV acessível da Tesla, descrito por fontes como uma versão reduzida do Model Y, com custo de produção pelo menos 20% menor.
Ainda que não haja qualquer menção a esse modelo no site oficial da marca, rumores indicam que ele pode ser revelado em breve, prometendo revolucionar novamente o mercado de elétricos — assim como a Tesla fez com o Model 3 no passado.

Voltando ao Roadster, o histórico de adiamentos é extenso. Musk havia anunciado inicialmente que o carro entraria em produção em 2020. Depois, o prazo foi empurrado para 2021, depois 2022, em seguida 2023, e agora, tudo indica que será 2024 ou mesmo 2025.
Em uma rara menção recente, Musk agradeceu aos depositantes pela paciência e afirmou que o projeto estava próximo da conclusão do design, mas frisou que os modelos de maior volume continuarão sendo a prioridade da empresa.
Mesmo sem aparecer ao lado dos modelos principais como Model 3, Y ou Cybertruck no menu principal do site da Tesla, o Roadster tem uma página própria onde imagens em CGI e vídeos antigos da apresentação ainda vendem o sonho: aceleração de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo, velocidade máxima de 402 km/h, autonomia de quase 1.000 km e tração integral.

A promessa de um pacote opcional da SpaceX, com propulsores para melhorar frenagem, curvas, aceleração e até permitir voos curtos, ainda está no ar — literalmente e figurativamente.
O curioso é que, mesmo sem preço final divulgado nem opções de personalização, a Tesla aceita uma reserva por meio de um pagamento inicial de US$ 5 mil via cartão de crédito, seguido de uma transferência bancária de mais US$ 45 mil dentro de 10 dias.
A empresa deixa claro que a reserva só é confirmada após a segunda etapa do pagamento, mesmo sem qualquer garantia de quando o carro será produzido ou entregue.

Com um ciclo automotivo completo já tendo passado desde o anúncio do carro, resta a dúvida: se o Roadster for lançado com o mesmo visual e especificações prometidas em 2017, ainda será capaz de impressionar? Ou já virou uma relíquia do passado que perdeu o timing?

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!