Designers amam, motoristas sofrem: O problema dos novos puxadores e maçanetas eletrônicos nos carros

novo dodge charger 2025 6
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Cada vez mais modelos novos estão abandonando as tradicionais maçanetas mecânicas e adotando soluções eletrônicas.

Elas vêm em formatos variados: botões discretos como no Ford Mustang Mach-E, sistemas embutidos como no Tesla Cybertruck .

Também temos puxadores tradicionais com acionamento eletrônico interno como nos novos Cadillac EVs ou até alavancas embutidas em puxadores planos, caso do Dodge Charger 2026.

Embora alguns esportivos, como o Corvette desde a geração C6, já adotassem sistemas semelhantes, a tecnologia nunca esteve tão difundida. Mas por que esse recurso se tornou tão popular agora?

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avaliacao ford mustang mach e gt performance (4)
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Segundo Scott Krugger, chefe de design da Stellantis na América do Norte, e Ryan Nagode, responsável pelo design interno das marcas americanas do grupo, a resposta passa por estética e pela expectativa tecnológica dos consumidores.

Para os designers, as maçanetas eletrônicas oferecem liberdade de criação. Sem a necessidade de um mecanismo mecânico volumoso, o interior pode receber elementos como iluminação ambiente em áreas antes ocupadas por cabos e alavancas.

No Charger, por exemplo, o botão de abertura fica junto a um puxador estilizado, enquanto a alavanca mecânica de emergência é posicionada em um ponto baixo e pouco visível da porta.

Do lado de fora, a vantagem é permitir linhas mais limpas e aerodinâmicas, como no Mach-E, cujas portas têm curvas contínuas graças aos botões no pilar. Para o consumidor, o apelo é o toque futurista: como nos smartphones, basta pressionar um ponto para algo acontecer.

cybertruck estoque (3)
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O problema é que essa solução também traz riscos. Há casos de motoristas que não conseguiram sair do veículo em emergências por não encontrarem a alavanca mecânica.

Um incidente trágico envolveu um idoso e seu cachorro, presos dentro de um Corvette após uma pane elétrica. A dificuldade aumenta porque as alavancas de emergência costumam ser discretas e pouco destacadas, como as do Charger ou as escondidas nas portas dos Tesla.

Do lado externo, a dependência de energia pode ser um desafio.

Proprietários de Mach-E, por exemplo, abriram processo contra a Ford alegando que, com a bateria descarregada, o procedimento para entrar no carro é complicado e demorado, exigindo acesso ao cofre dianteiro e manipulação da bateria auxiliar.

A questão central é o equilíbrio entre design e segurança. As maçanetas eletrônicas oferecem inovação e liberdade criativa, mas, se não forem bem pensadas, podem transformar um simples gesto de abrir a porta em um problema sério.

A indústria ainda parece buscar o ponto ideal entre estilo futurista e funcionalidade prática — e os motoristas precisam estar atentos para não serem surpreendidos quando mais precisarem.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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