
Um acidente aparentemente simples revelou o quanto a Tesla Cybertruck está longe de ser a “picape indestrutível” que Elon Musk prometeu.
Um pequeno sedã colidiu com a traseira do veículo elétrico enquanto ele estava estacionado, danificando o sistema de suspensão traseira.
A batida não parecia grave à primeira vista, mas o desfecho foi surpreendente: a Cybertruck foi declarada perda total após um orçamento de reparo que ultrapassou US$ 57 mil, sendo que a picape nova custa em torno de US$ 80 mil.
O caso foi relatado pela equipe do site Edmunds, que havia comprado uma Cybertruck para testes de longo duração. O incidente aconteceu em dezembro de 2024 e, desde então, se transformou em um verdadeiro pesadelo logístico e financeiro.
O primeiro desafio foi encontrar uma oficina autorizada.

Apenas dois centros de colisão da Tesla na região de Los Angeles estão aptos a trabalhar com o modelo, por conta de sua arquitetura elétrica de 48 volts, direção by-wire e carroceria em aço inoxidável.
Um deles disse que levaria um mês só para fornecer o orçamento e outros seis meses para iniciar o reparo. O segundo prometia começar as obras após o orçamento, mas o preço do serviço acabou tornando isso inviável.
O orçamento, que beirou o valor de um carro novo, incluía:
– Mais de US$ 9.000 para reparar a suspensão traseira
– US$ 9.000 só para consertar a caçamba
– US$ 2.500 para o para-choque traseiro
– US$ 3.800 para o chassi em aço de alta resistência
– US$ 4.200 em motores e componentes
– US$ 16.584 em mão de obra
– US$ 3.300 em impostos sobre peças e materiais

Diante da conta astronômica, o seguro preferiu declarar o veículo como perda total. O Cybertruck então foi vendido como sucata em um leilão online por apenas US$ 8.000.
O caso reforça críticas de que a Cybertruck, apesar de toda a retórica de robustez e resistência, pode se mostrar frágil e cara demais para o dia a dia.
Muitos compradores foram atraídos pela promessa de um utilitário quase “à prova do apocalipse”, mas agora descobrem que até uma batida simples pode causar danos estruturais difíceis (e caros) de consertar.
A Tesla ainda enfrenta obstáculos na rede de pós-venda, com poucos centros autorizados capazes de lidar com a complexidade técnica da Cybertruck.
Isso sem falar no impacto dessa realidade nos custos de seguro — que já estão subindo para proprietários de modelos da marca.
No fim das contas, a picape de aço inox pode até parecer futurista, mas para o consumidor comum, ela pode ser simplesmente um problema de mais de meio milhão de reais que, se riscado ou batido, vira dor de cabeça.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!