Ao contrário dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, a Nova Montana não ganhou cinco estrelas no Latin NCAP, causando assim uma certa decepção, afinal, a marca americana vem se destacando na segurança entre os carros mais vendidos do país.
A picape leve de cabine dupla da General Motors levou somente três estrelas no teste de segurança do instituto sediado em Montevidéu, no Uruguai.
Ela obteve 79% de proteção parta adultos, 71% de proteção para crianças, 44% de proteção para pedestres e vulneráveis, assim como 65% em sistemas de segurança.
Na avaliação do Latin NCAP, a Nova Montana teve, em impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro boa.
A proteção do tórax do motorista foi marginal e a do passageiro, foi considerada adequada. Já os joelhos do motorista e o joelho direito do passageiro receberam proteção marginal por poderem impactar estruturas perigosas atrás do painel e o joelho esquerdo do passageiro recebeu proteção boa.
As canelas do motorista ofereceram proteção adequada, enquanto as canelas do passageiro receberam proteção boa. A área dos pés foi considerada estável.
No caso da estrutura da picape da GM, ela foi considerada estável, podendo suportar maiores cargas. No impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção.
Já no impacto lateral de poste, a cabeça e a pelve receberam proteção boa, o tórax recebeu proteção marginal e o abdômen recebeu proteção adequada.
No efeito chicote, o resultado mostrou boa proteção para o pescoço e a Nova Montana atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro.
Uma penalização importante para a picape da Chevrolet foi a ausência de sistemas de detecção de pedestre e frenagem automática de emergência.
Estes são devem chegar ao produto nos próximos anos. Aliás, no painel dela, existe uma área para as luzes de alerta dessa funcionalidade. Com outros apontamentos sobre cintos de segurança, a Nova Montana perdeu muitos pontos e não obteve o resultado que se esperava.
Chevrolet Montana – 6 airbags
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!