Diretor da Ford diz que startups de carros elétricos não conseguirão acompanhar os passos da sua empresa

ford universal ev platform (1)
ford universal ev platform (1)

A Ford voltou a mirar suas apostas no futuro dos carros elétricos com um anúncio ousado: a marca está desenvolvendo uma picape elétrica de US$ 30 mil (cerca de R$ 162 mil) para 2027, mas o destaque não está apenas no veículo em si.

A grande jogada, segundo os executivos, está na forma como a empresa está reinventando a engenharia e a produção para se distanciar tanto de startups quanto de concorrentes tradicionais.

Doug Field, diretor de EVs, Digital e Design da Ford , resumiu a confiança da marca em poucas palavras: “Não acredito que startups de veículos elétricos conseguirão acompanhar nossos engenheiros e nossas equipes de produção para tornar isso realidade.”

Veja também

Essa segurança nasce da nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford, criada quase em segredo por um time liderado por Alan Clarke, ex-Tesla, na Califórnia.

ford universal ev platform (4)
ford universal ev platform (4)

O projeto rompeu com práticas antigas da montadora ao adotar soluções como o unicast, em que grandes peças de alumínio fundido substituem diversos painéis soldados.

Isso reduziu em 75% o número de componentes, em dois terços as soldas e pela metade o uso de fixadores. Além disso, a arquitetura eliminou quase 1,6 km de fiação em relação aos EVs atuais da marca.

Outro diferencial está na maneira como esses carros serão fabricados. Se Henry Ford revolucionou o setor no início do século XX com a linha de montagem, agora a companhia fala em “árvore de produção”.

Nesse modelo, a dianteira, a traseira e o módulo de bateria estrutural são montados em linhas paralelas, que só se encontram na etapa final. O resultado, garante a marca, é um processo mais rápido e barato que o tradicional.

A Ford aposta que esses ganhos de eficiência permitirão competir em igualdade com montadoras chinesas, hoje vistas como grandes rivais no segmento de elétricos de baixo custo.

ford universal ev platform (2)
ford universal ev platform (2)

“O Modelo T era acessível porque mentes brilhantes criaram soluções inéditas para problemas antigos. Foi exatamente isso que buscamos ao desenvolver a Plataforma Universal”, destacou Field.

A primeira aplicação prática será a picape elétrica de médio porte programada para 2027.

A Ford promete desempenho comparável ao de um Mustang EcoBoost e espaço interno próximo ao de um Toyota RAV4, além de um custo total de propriedade em cinco anos inferior ao de um Tesla Model Y usado de três anos.

ford universal ev platform (3)
ford universal ev platform (3)

O sistema também servirá de base para uma ampla gama de veículos, de vans de carga a SUVs de três fileiras.

No fim das contas, a mensagem da Ford é clara: não se trata apenas de lançar novos elétricos, mas de provar que a engenharia e a tradição de produção da empresa continuam sendo armas difíceis de igualar, principalmente para as startups que tentam conquistar espaço no setor.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.