O conhecido fabricante de pneus Goodyear tem uma longa história com os automóveis, mas não apenas com eles. Em algum momento de sua vida, já deve ter visto um dirigível da marca americana, seja em fotos, vídeos ou mesmo ao vivo.
Ele aparece em vários lugares e eventos, não necessariamente apenas nos EUA, sede da companhia, mas até mesmo no Brasil, país com um histórico importante com esses veículos aéreos, como o elevado hangar da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, por exemplo.
Paul W. Lichtfield foi o inventor do pneu sem câmara e participou da administração da Goodyear, que foi fundada em 1898 e se tornou uma das impulsionadoras do automóvel nos EUA e no mundo, chegando a ser a maior empresa de borracha do mundo em 1926.
Mas, Lichtfield não apreciava sempre a produção de pneus automotivos ou aeronáuticos, iniciados em 1912, mas também gostava de aviação e o dirigível gerou enorme atenção do executivo da Goodyear.
Em 1912, a Goodyear lançou seu primeiro dirigível, o Goodyear Blimp, numa época em que esse tipo de aeronave se tornou muito popular, tanto nos EUA quanto na Europa.
Obcecado por balões e dirigíveis da Goodyear, foram usados pela Marinha dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial como observadores e avisos além do horizonte.
Após a guerra, a Goodyear continuou a fazer dirigíveis, mas para clientes específicos, até que em 1925, apresentou o Goodyear Pilgrim, que era um verdadeiro outdoor da marca de pneus, com o Goodyear Blimp Defender sendo o primeiro com luminoso em 1930.
A Goodyear já era famosa por fornecer pneus de competição para a Ford e usou as vitórias nas pistas para vender pneus para automóveis, caminhões, ônibus e aeronaves, entre outros.
Dois anos depois, a Goodyear fechou uma parceria controversa com a companhia alemã Zepelim, que na época tinha dirigíveis de passageiros que voariam mais tarde ao Brasil.
De lá para cá, a Goodyear teve o Enterprise V com transmissão de TV e o Skytacular, com um letreiro luminoso em 1966. Outros surgiram e um deles até salvou vidas no terremoto de 1989 em São Francisco.
Assim, se a Michelin tem o boneco ou a Pirelli o famoso “calendário”, a Goodyear tem seus dirigíveis.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!