Divisão M da BMW promete não cometer os mesmos erros da Mercedes AMG

bmw m3 cs touring 6
bmw m3 cs touring 6

Enquanto algumas marcas estão fazendo escolhas que dividem opiniões — e até afastam fãs históricos — a BMW M decidiu seguir outro caminho.

Em vez de ceder às pressões do mercado e embarcar em soluções que comprometem a essência esportiva, a divisão de alto desempenho da BMW reafirmou seu compromisso com o que realmente importa: motores que emocionam.

Segundo o CEO da BMW M, Frank Van Meel, os icônicos seis cilindros em linha e os poderosos V8 continuarão sendo parte central da identidade da marca, mesmo com a entrada em vigor das rigorosas normas Euro 7.

Quando questionado sobre a possibilidade de adotar motores menores, como três ou quatro cilindros, Van Meel foi direto: “Não. O seis em linha é nosso legado, e o V8 tem uma longa história nas pistas. Eu não consigo imaginar um M5 com quatro cilindros.”

bmw m3 cs touring 1
bmw m3 cs touring 1

A fala, por si só, já parece uma provocação sutil — ou nem tão sutil assim — a uma certa concorrente alemã que, ao adotar um motor 2.0 híbrido em um de seus modelos mais emblemáticos, gerou forte reação negativa e precisou recuar.

Estamos falando da Mercedes-Benz com o esportivo C63. Ela chegou até mesmo a reconhecer o erro recentemente.

A BMW observou. E aprendeu.

Com as novas exigências da Euro 7, a vida ficou mais difícil para quem aposta em performance pura.

Os veículos agora precisam manter baixos níveis de emissão por até 10 anos ou 200 mil quilômetros, incluindo partículas geradas por freios e pneus — um desafio e tanto para qualquer esportivo legítimo.

bmw m3 cs touring 7
bmw m3 cs touring 7

Mas, mesmo assim, a BMW M garante que encontrou maneiras de adaptar seus motores sem sacrificar torque, rotação ou caráter.

Enquanto outras marcas tentam justificar decisões controversas em nome da eficiência, a BMW mantém seu foco em entregar experiência, emoção e autenticidade.

A eletrificação vai acontecer, sim, como já mostra o desenvolvimento do M3 elétrico, mas sem abandonar os pilares que fizeram da divisão M uma referência mundial.

No fim das contas, enquanto alguns concorrentes viram o volante para longe da tradição e enfrentam a rejeição de seus próprios fãs, a BMW M deixa um recado claro: quem ama dirigir de verdade, ainda tem com quem contar.

[Fonte: Autocar ]



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.