Dono de Ferrari SF90 perde R$ 700 mil em poucos quilômetros e mostra que luxo também sofre com desvalorização

ferrari sf90 leilao (1)
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Seis anos depois do lançamento do trio hiperesportivo LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder, a Ferrari apresentou ao mundo o SF90, um supercarro híbrido com tração integral, três motores elétricos e um V8 biturbo de 4.0 litros.

Mais potente que o próprio LaFerrari e custando cerca de um terço do preço, o modelo parecia a fórmula ideal para dominar o mercado. Só parecia.

O que tem acontecido recentemente com o SF90 é o oposto do prestígio duradouro de seu antecessor. Enquanto o LaFerrari só valoriza com o tempo, os preços do SF90 estão despencando de forma vertiginosa, e não estamos falando de modelos usados com alto desgaste.

Um caso recente envolvendo um SF90 Spider 2024 com apenas 315 quilômetros rodados chamou atenção: o carro, que custou originalmente mais de US$ 700 mil (cerca de R$ 3,88 milhões), foi vendido por US$ 570 mil (aproximadamente R$ 3,1 milhões) .

ferrari sf90 leilao (2)
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A versão em questão estava longe de ser básica.

Com uma lista de opcionais digna de deixar qualquer entusiasta boquiaberto, o modelo trazia o pacote Assetto Fiorano — que sozinho custa US$ 56.240 (o preço de um Mustang GT bem equipado) — além de detalhes como entradas de ar em fibra de carbono (US$ 3.712), pinças de freio em alumínio prateado (US$ 1.519), acabamento interno em carbono (US$ 6.750) e rodas forjadas de 20 polegadas.

Apesar de toda a exclusividade, o SF90 terminou anunciado na plataforma Bring a Trailer e, mesmo com um visual elegante na cor Argento Nurburgring, os lances não empolgaram.

O maior lance chegou a US$ 540 mil, abaixo do valor de reserva. Após negociação, o comprador topou pagar US$ 570 mil, o que representa uma perda de US$ 131 mil em comparação ao valor original.

ferrari sf90 leilao (3)
ferrari sf90 leilao (3)

Para cada quilômetro rodado, o carro perdeu mais de US$ 400 em valor — ou seja, aproximadamente R$ 2.200 por quilômetro.

Para quem vive no mundo dos supercarros e enxerga essas máquinas como troféus de coleção, a depreciação pode não causar insônia. Mas para o mercado como um todo, o caso do SF90 acende um alerta: nem toda Ferrari é garantia de valorização.

A combinação entre produção maior, avanço rápido da tecnologia híbrida e o momento econômico instável pode estar impactando até os modelos mais exclusivos.

A situação do SF90 mostra que, mesmo em um universo onde o luxo é regra e o dinheiro parece ilimitado, há espaço para decepções financeiras.

ferrari sf90 leilao (4)
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E que até mesmo uma obra-prima da engenharia pode virar, em pouco tempo, um prejuízo de seis dígitos.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.