Dono de Lamborghini volta a quilometragem e é acusado de fraude após revender supercarro

lamborghini huracan encontrado (1)
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Nem os supercarros escapam das velhas táticas de trapaça quando o assunto é revenda.

Um caso recente nos Estados Unidos envolvendo um Lamborghini Huracán Evo Spider 2023 mostrou que, mesmo entre veículos de altíssimo padrão, a adulteração de hodômetro ainda é uma prática recorrente — e agora virou caso de Justiça Federal.

Em junho, o empresário N. Teelan entregou seu Lamborghini em uma troca na JLR Brooklyn, concessionária de luxo em Nova York, e recebeu US$ 190 mil de crédito na transação.

O valor foi utilizado para comprar um Range Rover 2025. À primeira vista, o negócio parecia legítimo: o esportivo italiano marcava apenas 2.100 km (aproximadamente 1.300 milhas) no painel.

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lamborghini huracan 5
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O problema é que a quilometragem real do carro era mais de dez vezes maior.

A fraude só foi descoberta semanas depois, quando o novo proprietário levou o Huracán para uma revisão em uma concessionária oficial da Lamborghini no Texas.

Lá, os técnicos utilizaram um scanner e descobriram que o módulo eletrônico do veículo (ECU) registrava mais de 23.000 km — ou cerca de 13.200 milhas.

Segundo o processo movido pela JLR Brooklyn, foi instalado um dispositivo de bloqueio eletrônico que manipulava a leitura do painel, fazendo parecer que o carro estava praticamente novo.

lamborghini huracan 11
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A concessionária alega que teve que arcar com US$ 6.300 para substituir o hodômetro, além de ressarcir o valor integral da venda ao novo comprador, incluindo custos de transporte e logística.

Agora, Teelan e sua empresa, a Cross Feen — sediada em Montana — estão sendo processados por violação do Federal Odometer Act, além de fraude e quebra de contrato.

A concessionária busca compensações financeiras e danos punitivos pelo prejuízo sofrido.

Eles alegam que, com a verdadeira quilometragem revelada, o valor de revenda do Huracán caiu drasticamente, comprometendo qualquer possibilidade de revenda futura sem perdas.

lamborghini huracan 14
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O golpe não é exatamente sofisticado, mas ainda funciona com quem não faz a devida checagem.

Hoje, basta conectar um scanner OBD2 ao carro para verificar se os dados do painel coincidem com os registros internos do veículo — algo que a própria concessionária admite que deveria ter feito antes de aceitar o carro na troca.

A lição fica clara: mesmo no mundo dos carros de luxo, práticas antigas como a adulteração de hodômetro continuam causando prejuízos e disputas judiciais — e agora, com o agravante de envolver empresas e processos federais.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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