
Mesmo sendo bem menos arriscado do que uma corrida profissional, um track day ainda pode acabar em prejuízo — e dos grandes.
Que o diga o dono de um Toyota GR Corolla que viu seu hot hatch virar uma carcaça fumegante após um acidente devastador no circuito. O modelo, que havia recebido modificações discretas, foi completamente destruído, e o pior: não estava segurado.
O caso veio à tona nas redes sociais por meio do perfil @gogomorizo no Instagram. Em vídeos publicados por ele, é possível acompanhar em primeira pessoa, com câmera acoplada no capacete, o momento exato em que tudo dá errado.
A sessão acontecia em pista seca, céu limpo e aparentemente com condições ideais. O piloto seguia atrás de um Porsche 911, cravando voltas agressivas — até que, subitamente, o pesadelo começou.
Na aproximação de uma curva fechada para a direita, a traseira do GR Corolla escapa de forma repentina. O carro desliza para fora do traçado e acerta um muro de pneus.
Os airbags disparam na hora e, em poucos segundos, o que era apenas um susto vira um incêndio. Os fiscais de pista agiram rápido, mas o estrago já estava feito.
Segundo relatos do próprio dono, o acidente aconteceu ao fim da primeira sessão do dia. O motor 1.6 de três cilindros, que entrega 304 cv, já estava bastante quente e, ao que tudo indica, cedeu à pressão.
O problema começou com o motor “estourando” — provavelmente por superaquecimento — e vazando óleo quente diretamente sobre o compartimento do motor e o asfalto.
Parte desse óleo atingiu os pneus traseiros e, ao entrar na curva, a aderência foi embora. O resto da história se resolveu entre o muro e as chamas.
O proprietário admite que ainda está aprendendo sobre track days, tanto no aspecto da pilotagem quanto na preparação do carro e na leitura dos sinais de alerta mecânico.
Ele próprio reconhece que talvez devesse ter notado a queda de pressão do óleo e tirado o pé antes da curva. Mas, como ele mesmo disse, quando se está no embalo, tentando acompanhar um Porsche, é fácil ignorar sinais sutis.
Apesar da perda total e do prejuízo financeiro considerável — agravado pela falta de seguro para uso em pista — o dono do Corolla não demonstrou arrependimento.
Pelo contrário, seu relato foi maduro e realista, admitindo os erros e reforçando que a experiência foi uma lição para as próximas vezes. A julgar pelo tom otimista, ele deve voltar às pistas em breve, com mais preparo e, certamente, com mais cautela.
O caso serve de alerta para os entusiastas que se aventuram em track days: garantir a preparação mecânica, monitorar os sinais do carro e, se possível, contratar um seguro específico para uso em autódromos.
Afinal, basta um instante para que um dia divertido se transforme em prejuízo — e, felizmente nesse caso, apenas material.
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