Dono de um EV Hyundai Ioniq 5, ano 2023, já alcançou 666.000 km rodados, e ganhou uma bateria nova de graça, aos 580.000 km

hyundai ioniq 600.000 km (1)
hyundai ioniq 600.000 km (1)

Pode até parecer brincadeira, mas não é: um Hyundai Ioniq 5 de 2023, rodando na Coreia do Sul, já percorreu incríveis 666.255 km — o equivalente a 413.991 milhas.

Para colocar isso em perspectiva, é praticamente a distância de ida e volta até a Lua. E sim, ainda estamos falando de um carro elétrico com pouco mais de três anos de uso.

O feito apareceu em um grupo do Facebook onde donos do modelo compartilham seus marcos de quilometragem. Naturalmente, esse Ioniq 5 foi alçado ao topo da lista com folga.

Embora o post original não detalhe qual versão exata do carro é essa, foi revelado que a bateria original resistiu heroicamente até os 580.000 km, ou cerca de 360.000 milhas.

Quando finalmente deu sinais de exaustão, a Hyundai substituiu o conjunto sem cobrar absolutamente nada.

hyundai ioniq 600.000 km (2)
hyundai ioniq 600.000 km (2)

Esse detalhe é curioso, já que em mercados como Estados Unidos e Austrália, a garantia da bateria do Ioniq 5 costuma cobrir entre 8 e 10 anos, mas com um limite de 160.000 km.

Ou seja, o dono coreano ultrapassou essa marca mais de quatro vezes — e mesmo assim ganhou uma bateria nova. Seria um caso isolado de boa vontade da marca? Um gesto de relações públicas bem calculado? Ou uma condição especial do mercado local sul-coreano? Fica o mistério.

Independentemente da explicação, o que impressiona é o volume de uso. Considerando que o carro tem entre 3 anos e 4 a 5 meses de uso — algo entre 40 e 41 meses — a média mensal de rodagem gira em torno de 16.250 a 16.650 km.

Em termos diários, isso dá algo entre 541 e 555 km por dia, todos os dias. Um número surreal, mesmo para motoristas profissionais.

E é exatamente isso: o proprietário é um vendedor, alguém que vive da estrada. Provavelmente, ele passa mais tempo ao volante do que muitos de nós passamos olhando para o celular.

hyundai ioniq 600.000 km (3)
hyundai ioniq 600.000 km (3)

E com o tanto de tempo gasto dirigindo, não dá para imaginar que ele também não tenha aprendido a otimizar os momentos de recarga como ninguém.

Esse caso, além de curioso, também desafia algumas ideias pré-concebidas sobre a durabilidade dos carros elétricos.

Uma bateria que aguenta quase 600 mil quilômetros antes de precisar ser trocada, mesmo em um ritmo de uso tão intenso, é um dado importante na construção da confiança do consumidor nesse tipo de tecnologia.

Ainda que o Ioniq 5 esteja longe de ser o elétrico mais vendido do planeta, histórias como essa certamente reforçam sua reputação de robustez. E mais do que isso, mostram que, com o uso certo — e um pouco de sorte — a eletrificação pode, sim, rodar até a Lua… e voltar.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.