
Pode até parecer brincadeira, mas não é: um Hyundai Ioniq 5 de 2023, rodando na Coreia do Sul, já percorreu incríveis 666.255 km — o equivalente a 413.991 milhas.
Para colocar isso em perspectiva, é praticamente a distância de ida e volta até a Lua. E sim, ainda estamos falando de um carro elétrico com pouco mais de três anos de uso.
O feito apareceu em um grupo do Facebook onde donos do modelo compartilham seus marcos de quilometragem. Naturalmente, esse Ioniq 5 foi alçado ao topo da lista com folga.
Embora o post original não detalhe qual versão exata do carro é essa, foi revelado que a bateria original resistiu heroicamente até os 580.000 km, ou cerca de 360.000 milhas.
Quando finalmente deu sinais de exaustão, a Hyundai substituiu o conjunto sem cobrar absolutamente nada.

Esse detalhe é curioso, já que em mercados como Estados Unidos e Austrália, a garantia da bateria do Ioniq 5 costuma cobrir entre 8 e 10 anos, mas com um limite de 160.000 km.
Ou seja, o dono coreano ultrapassou essa marca mais de quatro vezes — e mesmo assim ganhou uma bateria nova. Seria um caso isolado de boa vontade da marca? Um gesto de relações públicas bem calculado? Ou uma condição especial do mercado local sul-coreano? Fica o mistério.
Independentemente da explicação, o que impressiona é o volume de uso. Considerando que o carro tem entre 3 anos e 4 a 5 meses de uso — algo entre 40 e 41 meses — a média mensal de rodagem gira em torno de 16.250 a 16.650 km.
Em termos diários, isso dá algo entre 541 e 555 km por dia, todos os dias. Um número surreal, mesmo para motoristas profissionais.
E é exatamente isso: o proprietário é um vendedor, alguém que vive da estrada. Provavelmente, ele passa mais tempo ao volante do que muitos de nós passamos olhando para o celular.

E com o tanto de tempo gasto dirigindo, não dá para imaginar que ele também não tenha aprendido a otimizar os momentos de recarga como ninguém.
Esse caso, além de curioso, também desafia algumas ideias pré-concebidas sobre a durabilidade dos carros elétricos.
Uma bateria que aguenta quase 600 mil quilômetros antes de precisar ser trocada, mesmo em um ritmo de uso tão intenso, é um dado importante na construção da confiança do consumidor nesse tipo de tecnologia.
Ainda que o Ioniq 5 esteja longe de ser o elétrico mais vendido do planeta, histórias como essa certamente reforçam sua reputação de robustez. E mais do que isso, mostram que, com o uso certo — e um pouco de sorte — a eletrificação pode, sim, rodar até a Lua… e voltar.

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