
Mesmo com toda a tecnologia embarcada e o preço elevado dos modelos elétricos da Rivian, um problema bastante básico tem irritado os proprietários: a persistência do uso de baterias auxiliares de 12 volts do tipo chumbo-ácido.
Em pleno 2025, a marca continua apostando em um componente que já foi abandonado por outras montadoras — como a Tesla —, que migraram para baterias de íons de lítio, mais confiáveis e duráveis.
A situação ficou tão crítica que donos dos modelos R1T e R1S decidiram criar suas próprias soluções. A principal reclamação é que essas baterias, além de frágeis, são proprietárias — ou seja, não é possível substituí-las facilmente por peças genéricas.
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Isso acaba obrigando os donos a recorrerem diretamente à Rivian, que cobra caro por um simples item de reposição, especialmente fora do período de garantia.

Em casos de falhas de software ou drenagem fantasma (phantom drain), esses veículos ficam completamente inoperantes quando a tensão da bateria de 12V cai abaixo de um determinado nível.
E como o próprio circuito de recarga dessa bateria depende de ela estar minimamente funcional, o carro literalmente “morre” — impedindo até mesmo que se abra o capô para realizar o reparo.
Diante dessa frustração, a comunidade de entusiastas da marca desenvolveu uma peça chamada “relocador de terminais de bateria”.

Trata-se de um adaptador que permite instalar baterias de 12V comuns no lugar da versão proprietária da Rivian, reposicionando os terminais para que fiquem compatíveis com o formato original do veículo.
O kit, criado pelo grupo Soonish, é compatível com todos os modelos R1S e R1T de 2022 a 2026, com exceção de unidades que ainda usam duas baterias — nesses casos, é necessário adquirir dois kits.
Outra solução interessante veio de um proprietário que disponibilizou gratuitamente os arquivos para impressão 3D de uma capa protetora e espaçador para baterias genéricas.

A ideia é permitir que os donos levem uma bateria reserva no veículo, já devidamente acomodada e protegida, pronta para uso em caso de emergência. O autor do projeto ainda não testou pessoalmente a funcionalidade, mas abriu o design à comunidade para melhorias.
Com essas soluções caseiras, os donos de Rivian mostram que, se a marca não resolve, a criatividade dos usuários resolve.
E mais: expõem uma falha de projeto que poderia ser facilmente evitada com o uso de componentes padronizados e mais modernos. Uma lição que a montadora talvez precise ouvir direto de quem realmente usa seus carros no dia a dia.
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