Donos de Corollas brancos 2010 a 2014 processam a Toyota por pintura que descasca quando exposta ao sol

corolla branco 2014
corolla branco 2014

Mais uma dor de cabeça judicial recai sobre a Toyota. Donos de modelos do Corolla fabricados entre julho de 2010 e setembro de 2014 estão processando a marca por um defeito na pintura que, segundo eles, faz a tinta simplesmente descascar quando exposta ao sol.

A situação é tão grave que muitos veículos estariam precisando de uma repintura completa para corrigir os danos.

O processo coletivo foi aberto pelo escritório de advocacia William Roberts, na Austrália, e envolve unidades pintadas na cor branca de código 040, comercialmente chamadas de Glacier White, Super White, Glacier Pure White e Super White II.

De acordo com a ação, essa tinta não atende ao padrão mínimo de qualidade exigido pela legislação australiana de defesa do consumidor, além de afetar o valor de revenda dos veículos e causar transtornos emocionais aos proprietários.

Apesar da ação ter sido movida recentemente, o problema não é novo.

Toyota Corolla Dynamic
Toyota Corolla Dynamic

Em meados de 2022, a Toyota reconheceu publicamente que a exposição prolongada ao sol e à radiação ultravioleta pode degradar a ligação entre o primer e a camada de base metálica, o que acabaria provocando o desprendimento da tinta dos painéis do carro.

Ainda assim, a petição acusa a fabricante de ter ocultado esse defeito dos consumidores durante todo o período de produção dos veículos afetados. “A Toyota não informou ao público que os veículos continham esse defeito ou que tinham propensão a desenvolvê-lo”, afirma o processo.

Embora o número exato de participantes ainda não tenha sido divulgado, já existe um grupo no Facebook reunindo mais de sete mil membros que afirmam ter sofrido com o mesmo problema em vários modelos da marca no país.

O financiamento da ação coletiva está sendo feito pela empresa Omni Bridgeway, no sistema “sem vitória, sem custos”, e a adesão é gratuita para os interessados.

A Toyota Austrália, por sua vez, nega as acusações e já afirmou que vai se defender “vigorosamente” no processo.

Se perder a causa, a montadora pode ser obrigada a indenizar milhares de donos de Corolla que, ao estacionar seus carros sob o sol, descobriram que estavam levando para casa muito mais do que um carro branco: um problema colante.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.