Donos de Honda Civic entre 2016 e 2021 devem parar tudo e checar este alerta de segurança

honda civic si coupe 2018 (1)
honda civic si coupe 2018 (1)

Quem tem um Honda Civic fabricado nos últimos anos pode estar andando por aí com uma problema debaixo do carro — e nem desconfia.

Um erro no processo de montagem das rodas pode fazer com que os parafusos afrouxem sozinhos, aumentando o risco de uma roda se soltar enquanto o veículo está em movimento.

O alerta veio após a marca identificar falhas específicas em rodas de liga leve de 18 polegadas instaladas como acessório original em unidades do Civic entre os anos de 2016 e 2021.

A falha está em um detalhe técnico que passa despercebido até por olhares atentos: a ausência de inserções de aço nas sedes dos parafusos.

Veja também

Essas peças são essenciais para garantir a fixação adequada entre as rodas de alumínio e os parafusos que as mantêm no lugar.

honda civic si coupe 2018 (2)
honda civic si coupe 2018 (2)

Sem essas inserções, o alumínio pode se deformar com o tempo, fazendo com que os parafusos se soltem gradualmente com o uso normal do carro.

A descoberta ocorreu inicialmente no Japão, em julho de 2024, durante uma inspeção de rotina em um veículo de cliente.

Desde então, a Honda realizou uma investigação detalhada para entender a origem da falha e descobriu que o problema vinha de um fornecedor italiano.

A linha de montagem desse fornecedor teria misturado rodas inacabadas — que ainda aguardavam a inserção das peças de aço — com lotes prontos para envio.

O erro permitiu que unidades sem inspeção final e com o componente ausente fossem despachadas e instaladas em veículos.

O alerta não envolve os Honda Civic vendidos no mercado brasileiro.

honda civic si coupe 2018 (3)
honda civic si coupe 2018 (3)

Embora o número exato de rodas defeituosas seja estimado em apenas 3.276 unidades, a Honda não conseguiu rastrear exatamente em quais carros elas foram colocadas.

Por isso, a montadora optou por convocar um recall abrangente, que afeta 406.290 exemplares do Civic nos Estados Unidos.

O código da roda problemática, segundo os documentos do recall, é 08W18-TEA-100A.

Ela teria sido vendida como acessório opcional, mas não há clareza se foi instalada diretamente de fábrica ou nas concessionárias.

A boa notícia é que, até o momento, não há relatos de acidentes, danos ou ferimentos relacionados a esse defeito.

Além disso, a correção é simples: o proprietário deve levar o veículo até uma concessionária Honda, onde será feita a inspeção das rodas.

Caso seja confirmada a ausência das inserções metálicas, a montadora fará a substituição gratuita por um conjunto novo, com todas as peças no lugar.

O processo de notificação das concessionárias já começou, e os donos dos veículos começarão a ser contatados oficialmente a partir de 8 de dezembro.

A Honda orienta que qualquer pessoa com dúvidas procure uma loja autorizada ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente.

Apesar do baixo número de rodas com defeito, o risco envolvido exige atenção imediata dos motoristas afetados.

Esse tipo de falha estrutural, ainda que rara, pode causar acidentes graves se não for corrigida a tempo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.