
Quem tem um Honda Civic fabricado nos últimos anos pode estar andando por aí com uma problema debaixo do carro — e nem desconfia.
Um erro no processo de montagem das rodas pode fazer com que os parafusos afrouxem sozinhos, aumentando o risco de uma roda se soltar enquanto o veículo está em movimento.
O alerta veio após a marca identificar falhas específicas em rodas de liga leve de 18 polegadas instaladas como acessório original em unidades do Civic entre os anos de 2016 e 2021.
A falha está em um detalhe técnico que passa despercebido até por olhares atentos: a ausência de inserções de aço nas sedes dos parafusos.
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Essas peças são essenciais para garantir a fixação adequada entre as rodas de alumínio e os parafusos que as mantêm no lugar.

Sem essas inserções, o alumínio pode se deformar com o tempo, fazendo com que os parafusos se soltem gradualmente com o uso normal do carro.
A descoberta ocorreu inicialmente no Japão, em julho de 2024, durante uma inspeção de rotina em um veículo de cliente.
Desde então, a Honda realizou uma investigação detalhada para entender a origem da falha e descobriu que o problema vinha de um fornecedor italiano.
A linha de montagem desse fornecedor teria misturado rodas inacabadas — que ainda aguardavam a inserção das peças de aço — com lotes prontos para envio.
O erro permitiu que unidades sem inspeção final e com o componente ausente fossem despachadas e instaladas em veículos.
O alerta não envolve os Honda Civic vendidos no mercado brasileiro.

Embora o número exato de rodas defeituosas seja estimado em apenas 3.276 unidades, a Honda não conseguiu rastrear exatamente em quais carros elas foram colocadas.
Por isso, a montadora optou por convocar um recall abrangente, que afeta 406.290 exemplares do Civic nos Estados Unidos.
O código da roda problemática, segundo os documentos do recall, é 08W18-TEA-100A.
Ela teria sido vendida como acessório opcional, mas não há clareza se foi instalada diretamente de fábrica ou nas concessionárias.
A boa notícia é que, até o momento, não há relatos de acidentes, danos ou ferimentos relacionados a esse defeito.
Além disso, a correção é simples: o proprietário deve levar o veículo até uma concessionária Honda, onde será feita a inspeção das rodas.
Caso seja confirmada a ausência das inserções metálicas, a montadora fará a substituição gratuita por um conjunto novo, com todas as peças no lugar.
O processo de notificação das concessionárias já começou, e os donos dos veículos começarão a ser contatados oficialmente a partir de 8 de dezembro.
A Honda orienta que qualquer pessoa com dúvidas procure uma loja autorizada ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente.
Apesar do baixo número de rodas com defeito, o risco envolvido exige atenção imediata dos motoristas afetados.
Esse tipo de falha estrutural, ainda que rara, pode causar acidentes graves se não for corrigida a tempo.
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