
A Comexport, empresa que assumiu o antigo complexo industrial da Troller, em Horizonte, no interior do Ceará, montou um estande no Salão de Xangai e revelou mais detalhes da futura operação, que envolverá dois fabricantes chineses.
Ao site Auto Data, Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, disse: “No segundo semestre, uma marca chinesa estará produzindo no complexo de Horizonte.
Texeira continuou: No ano que vem, um segundo modelo desta marca será adicionado à linha de montagem e, no segundo semestre de 2026, outra montadora também passará a produzir no Ceará”.
O anúncio da operação ainda não foi feito por questões técnicas, mas a empresa garante que isso ocorrerá em breve.
Segundo fontes ouvidas pela publicação sob a condição de anonimato, o contrato entre a Comexport e a empresa chinesa já está pronto e somente faltam as assinaturas para começar a valer.
Após as assinaturas, o governo do Ceará poderá então conceder os benefícios fiscais e incentivos para a operação da Comexport com seus clientes chineses no estado.
Além disso, a Comexport poderá também se inscrever no Programa de Mobilidade Verde, o Mover.
Para a Comexport, a região é estratégica para a implantação de fábricas de carros que visam a exportação ou mesmo a cabotagem para atingir os mercados do sul do país.
Rodrigo Teixeira explicou: “Temos capacidade de oferecer a mão de obra mais qualificada do Brasil e uma infraestrutura que qualquer parceiro global procura. Com o espaço que está sendo desenvolvido no Pace seremos tão competitivos em termos de custo quanto qualquer outra região do Brasil.”
A região de Horizonte é servida por dois portos, sendo eles de Pecém e Mucuripe, que oferecem custos logísticos melhores devido à proximidade com o canal do Panamá e os dois principais mercados consumidores do ocidente, sendo eles os Estados Unidos e a Europa.
Quais serão as montadoras? Difícil dizer num mercado (no caso o chinês) onde existem pelo menos 100 marcas de carros e dezenas de fabricantes.
A Adece, Agência de Desenvolvimento do Ceará, divulgou imagens de representantes da Comexport, do governo local e de empresários chineses em Xangai.
As duas empresas podem ser de pequenos veículos elétricos até carros completos e mais complexos, o que seria feito rapidamente com montagem em SKD.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!