Duas montadoras chinesas se instalarão no Ceará; antigo complexo da Troller em Horizonte prevê produção até o próximo ano

comexport (adece)
comexport (adece)

A Comexport, empresa que assumiu o antigo complexo industrial da Troller, em Horizonte, no interior do Ceará, montou um estande no Salão de Xangai e revelou mais detalhes da futura operação, que envolverá dois fabricantes chineses.

Ao site Auto Data , Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, disse: “No segundo semestre, uma marca chinesa estará produzindo no complexo de Horizonte.

Texeira continuou: No ano que vem, um segundo modelo desta marca será adicionado à linha de montagem e, no segundo semestre de 2026, outra montadora também passará a produzir no Ceará”.

O anúncio da operação ainda não foi feito por questões técnicas, mas a empresa garante que isso ocorrerá em breve.

Segundo fontes ouvidas pela publicação sob a condição de anonimato, o contrato entre a Comexport e a empresa chinesa já está pronto e somente faltam as assinaturas para começar a valer.

Após as assinaturas, o governo do Ceará poderá então conceder os benefícios fiscais e incentivos para a operação da Comexport com seus clientes chineses no estado.

Além disso, a Comexport poderá também se inscrever no Programa de Mobilidade Verde, o Mover.

Para a Comexport, a região é estratégica para a implantação de fábricas de carros que visam a exportação ou mesmo a cabotagem para atingir os mercados do sul do país.

Rodrigo Teixeira explicou: “Temos capacidade de oferecer a mão de obra mais qualificada do Brasil e uma infraestrutura que qualquer parceiro global procura. Com o espaço que está sendo desenvolvido no Pace seremos tão competitivos em termos de custo quanto qualquer outra região do Brasil.”

A região de Horizonte é servida por dois portos, sendo eles de Pecém e Mucuripe, que oferecem custos logísticos melhores devido à proximidade com o canal do Panamá e os dois principais mercados consumidores do ocidente, sendo eles os Estados Unidos e a Europa .

Quais serão as montadoras? Difícil dizer num mercado (no caso o chinês) onde existem pelo menos 100 marcas de carros e dezenas de fabricantes.

A Adece, Agência de Desenvolvimento do Ceará, divulgou imagens de representantes da Comexport, do governo local e de empresários chineses em Xangai.

As duas empresas podem ser de pequenos veículos elétricos até carros completos e mais complexos, o que seria feito rapidamente com montagem em SKD.

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X