
O que por muito tempo foi tratado como o “Santo Graal” das baterias para veículos elétricos finalmente começa a sair da teoria e entrar nas ruas.
A fabricante chinesa SAIC Motors acaba de ter o modelo MG4 com bateria semi-sólida aprovado para comercialização no mercado chinês, marcando o início de uma nova era na mobilidade elétrica.
O MG4, que já tinha pré-venda liberada neste mês com preços a partir de apenas 73.800 yuans — cerca de R$ 50 mil em conversão direta —, agora aparece oficialmente na lista de veículos liberados para venda pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
Veja também
Essa nova versão do hatch 100% elétrico será a primeira no mundo equipada com uma bateria semi-sólida em escala de produção global.
O visual e a motorização permanecem os mesmos das demais versões do MG4, com motor elétrico dianteiro de 120 kW (cerca de 161 cv).
A grande revolução está debaixo do assoalho: sai a tradicional bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) e entra uma bateria de íons de lítio com base em manganês, desenvolvida pela renomada Suzhou Qingtao Power Technology, uma das líderes mundiais em tecnologias de baterias do tipo sólido-seco.
Ainda sem dados confirmados de autonomia, capacidade e tempo de recarga da nova bateria, a SAIC MG promete revelar todos os detalhes em setembro.
O lançamento oficial no mercado está previsto para o final de 2025, mas a expectativa global já começou a se formar.
Caso os números superem os atuais pacotes de 42,8 kWh e 53,9 kWh — que entregam autonomia de 437 e 530 km, respectivamente —, o MG4 poderá colocar pressão sobre gigantes como Tesla, BYD e até Volkswagen.
A nova versão deve manter o mesmo interior tecnológico dos demais MG4, incluindo a central multimídia flutuante de 15,6 polegadas e uma série de recursos inteligentes, como carregamento sem fio, conectividade avançada e pacote de assistentes de direção.
Entre os opcionais estão câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros, teto solar escurecido e vidros com privacidade.
Com 4,39 metros de comprimento e entre-eixos de 2,75 metros, o MG4 oferece um espaço interno generoso para a categoria, superando concorrentes como o BYD Dolphin.

O modelo é oferecido em quatro versões — Comfort, Ease, Freedom e Smart — com preços que variam de R$ 50 mil a R$ 70 mil na China.
O lançamento do MG4 com bateria semi-sólida representa um passo importante para popularizar essa tecnologia, que promete unir o melhor dos dois mundos: densidade energética superior às baterias líquidas atuais e custo mais acessível que as sólidas puras.
Além disso, a segurança e a durabilidade do sistema são vistas como avanços significativos para o segmento.
Se cumprir as promessas, o MG4 pode ser o início de uma transformação profunda no mercado de elétricos — colocando fim a alguns dos principais entraves da tecnologia atual, como custo elevado, autonomia limitada e riscos de superaquecimento.
O mundo automotivo aguarda agora as informações finais e o impacto real dessa nova geração de EVs com bateria semi-sólida.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias