É mito que reparo/conserto de carro elétrico é muito mais caro

rivian normal 1
rivian

Informações de mercado vindas da empresa de tecnologia Mitchell dão conta de que o custo de reparo de carros elétricos não é muito superior ao de carros comuns, com motores a combustão, informa o site Autonews.

A exceção fica para os carros da marca Tesla, esses sim, tem custos bem mais elevados. O custo médio de reparo (em caso de colisão) para os carros elétricos neste período ficou em 4.474 dólares, perante 4.205 dólares para carros comuns. Já no caso da Tesla o custo médio foi de 5.552 dólares.

A Mitchell fornece software de gestão de reparos para oficinas mecânicas, então é por isso que a empresa tem dados tão precisos. Seu sistema é usado por cerca de 25% das oficinas de funilaria nos EUA.

O custo de se reparar um Tesla é de 1.347 dólares a mais do que carros a combustão, ao passo que os elétricos de outras marcas tem custo apenas 269 dólares acima.

tesla model 3 2024 2 1
tesla model 3 2024 2 1

Como os carros da Tesla tem tecnologias mais sofisticadas do que elétricos de outras empresas, e a marca de Elon Musk também tem carros bem caros, premium, de mais de 100.000 dólares, é de se esperar custos mais altos.

Batidas em locais específicos, como por exemplo, no para-lama dianteiro esquerdo, podem danificar componentes caros, como por exemplo o sensor de mudança de faixa.

E estes custos mais altos de reparo dos carros da Tesla acabam sendo refletidos nos preços das apólices de seguro destes modelos, fazendo com que os Tesla estejam nas listas de carros com seguros mais altos.

Uma cobertura completa para um Tesla ano 2022 (não foi especificado o modelo) tem um custo médio de 251 dólares por mês. É como se estivéssemos falando de um valor de R$ 15.000 ao ano, o que infelizmente mostra como seguros são caros no Brasil, onde muitos pagam isso para proteger uma Toyota Hilux, que é muito mais simples do que um Tesla.

Alguns casos de reparos com preços altíssimos acabam assustando muita gente pela internet. Um caso, que não envolve carro da Tesla, viralizou recentemente.

Uma picape Rivian R1T sofreu uma colisão na traseira, em um caso que não parecia acabar sendo tão caro. Quando a conta veio, o susto: 42.000 dólares, devidamente cobertos pela companhia de seguros.

O problema é que estes casos isolados acabam sendo muito divulgados, deixando todo mundo com a pulga atrás da orelha, achando que consertos de carros elétricos tem valor altíssimo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.