É piada? A chinesa Great Wall diz que lançará um super carro esportivo muito melhor do que a Ferrari SF90

gwm tank 300 primeiras impressoes (3)
gwm tank 300 primeiras impressoes (3)

Enquanto as montadoras chinesas dominam com folga o segmento de carros acessíveis, algumas delas estão prontas para subir de nível e competir com as grandes marcas de superesportivos — e a Great Wall Motor (GWM) é a próxima a entrar nessa corrida.

Após expandir agressivamente sua linha de SUVs, crossovers e picapes nos últimos anos, a gigante chinesa revelou que está desenvolvendo um supercarro há cinco anos — e afirma que ele poderá ser melhor do que a Ferrari SF90 Stradale.

A ambição delirante foi revelada por Wu Huixiao, diretora financeira da GWM, durante uma conversa nas redes sociais com um blogueiro automotivo chinês .

Segundo ela, o supercarro utilizará uma estrutura leve em monocoque de fibra de carbono, e parte do atraso no lançamento se deve justamente à complexidade de acertar a base técnica do carro.

gwm ora 03 gt avaliacao (3)
gwm ora 03 gt avaliacao (3)

Para isso, a empresa contratou especialistas europeus em pista para afinar o desempenho e comportamento dinâmico do modelo.

Quando questionada diretamente sobre como o carro se compararia ao poderoso SF90, Wu respondeu que o modelo da GWM será ainda melhor, afirmando que a marca está observando atentamente a concorrência para aprender com os melhores.

Vale lembrar que recentemente o próprio presidente da GWM, Jack Wei, foi visto dirigindo um SF90, o que reforça o interesse real da marca em entender o padrão Ferrari de perto — para depois tentar superá-lo.

O projeto, segundo a executiva, tem um foco central: ser acessível. Um dos motivos que tem atrasado o desenvolvimento é justamente o esforço da Great Wall para reduzir os custos de produção.

fusca gwm 2
fusca gwm 2

A ideia é entregar um supercarro de altíssimo desempenho, com materiais e soluções de ponta, mas por um valor muito mais competitivo do que os rivais europeus.

Ainda não está claro qual será o trem de força utilizado. Durante o Salão de Xangai, a GWM apresentou um novo motor V8 biturbo de 4.0 litros, que poderá vir acoplado a um sistema híbrido plug-in.

No entanto, tudo indica que esse conjunto foi desenvolvido pensando em SUVs e picapes — com foco em torque e reboque — o que levanta dúvidas se será o conjunto escolhido para o superesportivo.

Seja qual for o caminho, a movimentação da GWM é um sinal claro de que a China não quer mais apenas disputar espaço entre os carros populares: ela quer bater de frente com as marcas mais desejadas do planeta, e o universo dos supercarros pode estar prestes a ganhar um novo e ousado jogador vindo do Oriente.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.