E-scooter a 160 km/h? Britânicos criam modelo mais rápido do mundo com 24.000 watts, que ameaça até supercarros

scooter eletrico bo turbo (1)
scooter eletrico bo turbo (1)

Se você acha que já viu de tudo no mundo das scooters elétricas, prepare-se: a britânica Bo acaba de apresentar um verdadeiro foguete sobre duas rodas.

Batizada de Bo Turbo, essa nova criação foge completamente da proposta de transporte urbano e discreto. Estamos falando de uma scooter com mais de 160 km/h de velocidade máxima, 24.000 watts de potência e aceleração comparável à de um Tesla .

A proposta da Bo é ousada e flerta com o absurdo. Desenvolvida por engenheiros com passagem pela equipe Williams de Fórmula 1 e pelo projeto Bloodhound de velocidade terrestre, a Turbo foi pensada para quebrar barreiras — inclusive as da razão.

Baseada no mesmo chassi do modelo Model-M, voltado ao uso diário, a Turbo é praticamente uma versão mutante, com estrutura de alumínio aeroespacial e peças usinadas em CNC.

scooter eletrico bo turbo (2)
scooter eletrico bo turbo (2)

Durante os testes em pista realizados no autódromo de Goodwood, no Reino Unido, a Bo Turbo já ultrapassou os 137 km/h. Mas o objetivo da empresa é ir além dos 160 km/h com certificação oficial do Guinness World Records.

Para isso, o protótipo recebeu entradas de ar com tecnologia de refrigeração derivada da F1, controle de tração avançado e uma bateria de 1.800 Wh. A relação peso-potência, segundo a fabricante, supera a de um Bugatti Veyron.

O mais curioso é que a Bo planeja vender o modelo ao público. A produção será limitada e feita sob encomenda, com preço inicial de US$ 29.500.

A primeira unidade já tem destino certo: será entregue a um colecionador em Madri durante o fim de semana da Fórmula 1 em 2026.

scooter eletrico bo turbo (3)
scooter eletrico bo turbo (3)

Apesar dos números impressionantes, a Bo insiste que a Turbo é “surpreendentemente pilotável”.

O piloto profissional Tre Whyte, com experiência em BMX de alta performance, participou de mais de 20 sessões de testes com o protótipo, que se mostrou estável mesmo em velocidades extremas.

Para o CEO da Bo, Oscar Morgan, a intenção é clara: elevar o status dos veículos elétricos de micromobilidade ao patamar da alta performance. “A Turbo é parte da nossa missão de transformar scooters elétricas em objetos de desejo automotivo, e não apenas ferramentas urbanas”, declarou.

Mesmo que seu uso diário seja praticamente inviável (ou suicida), a Bo Turbo mostra que há espaço para inovação e ousadia no segmento. Se o resultado disso for mais segurança, estabilidade e atenção ao design nos modelos urbanos, o exagero pode ter valido a pena.

Mas, sejamos sinceros: com esse preço e desempenho, o público-alvo da Bo Turbo está mais para bilionário excêntrico do que para entregador de aplicativo.

E talvez esse seja o charme.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.