Elétrico esportivo Xiaomi SU7 Ultra destrói o recorde do Porsche Taycan Turbo GT no Circuito Internacional de Xangai

xiaomi su7 ultra amarelo
xiaomi su7 ultra amarelo

A Xiaomi voltou a ligar o cronômetro, desta vez para provar que o SU7 Ultra é o carro de produção mais rápido no Circuito Internacional de Xangai.

O sedã elétrico completou uma volta na pista em 2 minutos, 9 segundos e 94 centésimos, estabelecendo um novo recorde para veículos de showroom, independentemente do tipo de motorização.

Para alcançar essa marca, o SU7 Ultra precisou superar o tempo do Porsche Taycan Turbo GT, que em 2024 registrou 2 minutos e 11 segundos na mesma pista, embora em condições levemente úmidas.

xiaomi su7 ultra (1)
xiaomi su7 ultra (1)

A diferença pode parecer pequena, mas representa uma vitória significativa para a Xiaomi contra uma das referências em desempenho entre os EVs.

Durante a volta recorde, o SU7 Ultra atingiu incríveis 323 km/h na reta oposta, enquanto o Taycan Turbo GT, em sua melhor tentativa, chegou a 291 km/h, mesmo freando mais tarde na curva seguinte.

A vantagem da Xiaomi na aceleração em linha reta se deve, em grande parte, ao seu trem de força mais potente. O SU7 Ultra conta com três motores elétricos, um na dianteira e dois na traseira, entregando impressionantes 1.527 cavalos de potência.

xiaomi su7 ultra recorde xangai
xiaomi su7 ultra recorde xangai

Em comparação, o Taycan Turbo GT possui “apenas” 1.092 cavalos, uma diferença de 435 cv que se reflete diretamente na velocidade máxima e no desempenho em retas.

A Porsche declara que o Taycan Turbo GT com pacote Weissach faz de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos e tem velocidade máxima de 306 km/h, mas a Xiaomi supera ambas as marcas, afirmando que o SU7 Ultra acelera até 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atinge 350 km/h.

Não é a primeira vez que o SU7 Ultra supera o Taycan Turbo GT. Em 2023, um protótipo do modelo chinês percorreu Nürburgring em 6 minutos e 46 segundos, um tempo 20 segundos mais rápido que o recorde da Porsche.

xiaomi su7 ultra (2)
xiaomi su7 ultra (2)

Na ocasião, porém, a Xiaomi utilizou um carro de testes sem interior, enquanto o Taycan estava em configuração de produção com apenas modificações mínimas para segurança do piloto.

Desta vez, para evitar qualquer contestação sobre a legitimidade do recorde, a Xiaomi utilizou um SU7 Ultra totalmente de fábrica, com pneus originais e cronômetro oficial do circuito, o mesmo usado em eventos de Fórmula 1.

O SU7 Ultra será lançado na China ainda este mês por 814.900 yuans, o equivalente a 112 mil dólares.

xiaomi su7 ultra (3)
xiaomi su7 ultra (3)

Para efeito de comparação, esse valor não seria suficiente nem para comprar um Porsche Taycan 4S básico nos Estados Unidos, onde o Taycan Turbo GT custa exorbitantes 230 mil dólares, mais que o dobro do preço do sedã da Xiaomi.

Na China, a diferença é ainda maior, com o Turbo GT partindo de 1.998.000 yuans, aproximadamente 275 mil dólares, tornando o SU7 Ultra uma alternativa extremamente competitiva em termos de custo-benefício.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.