
A Xiaomi voltou a ligar o cronômetro, desta vez para provar que o SU7 Ultra é o carro de produção mais rápido no Circuito Internacional de Xangai.
O sedã elétrico completou uma volta na pista em 2 minutos, 9 segundos e 94 centésimos, estabelecendo um novo recorde para veículos de showroom, independentemente do tipo de motorização.
Para alcançar essa marca, o SU7 Ultra precisou superar o tempo do Porsche Taycan Turbo GT, que em 2024 registrou 2 minutos e 11 segundos na mesma pista, embora em condições levemente úmidas.

A diferença pode parecer pequena, mas representa uma vitória significativa para a Xiaomi contra uma das referências em desempenho entre os EVs.
Durante a volta recorde, o SU7 Ultra atingiu incríveis 323 km/h na reta oposta, enquanto o Taycan Turbo GT, em sua melhor tentativa, chegou a 291 km/h, mesmo freando mais tarde na curva seguinte.
A vantagem da Xiaomi na aceleração em linha reta se deve, em grande parte, ao seu trem de força mais potente. O SU7 Ultra conta com três motores elétricos, um na dianteira e dois na traseira, entregando impressionantes 1.527 cavalos de potência.

Em comparação, o Taycan Turbo GT possui “apenas” 1.092 cavalos, uma diferença de 435 cv que se reflete diretamente na velocidade máxima e no desempenho em retas.
A Porsche declara que o Taycan Turbo GT com pacote Weissach faz de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos e tem velocidade máxima de 306 km/h, mas a Xiaomi supera ambas as marcas, afirmando que o SU7 Ultra acelera até 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atinge 350 km/h.
Não é a primeira vez que o SU7 Ultra supera o Taycan Turbo GT. Em 2023, um protótipo do modelo chinês percorreu Nürburgring em 6 minutos e 46 segundos, um tempo 20 segundos mais rápido que o recorde da Porsche.

Na ocasião, porém, a Xiaomi utilizou um carro de testes sem interior, enquanto o Taycan estava em configuração de produção com apenas modificações mínimas para segurança do piloto.
Desta vez, para evitar qualquer contestação sobre a legitimidade do recorde, a Xiaomi utilizou um SU7 Ultra totalmente de fábrica, com pneus originais e cronômetro oficial do circuito, o mesmo usado em eventos de Fórmula 1.
O SU7 Ultra será lançado na China ainda este mês por 814.900 yuans, o equivalente a 112 mil dólares.

Para efeito de comparação, esse valor não seria suficiente nem para comprar um Porsche Taycan 4S básico nos Estados Unidos, onde o Taycan Turbo GT custa exorbitantes 230 mil dólares, mais que o dobro do preço do sedã da Xiaomi.
Na China, a diferença é ainda maior, com o Turbo GT partindo de 1.998.000 yuans, aproximadamente 275 mil dólares, tornando o SU7 Ultra uma alternativa extremamente competitiva em termos de custo-benefício.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!