
A Lamborghini decidiu que o futuro dos esportivos não será totalmente elétrico — pelo menos, não ainda.
Prova disso é o novo motor V8 biturbo de 4.0 litros do Lamborghini Temerario, que chega com impressionantes 907 cv e a capacidade de girar até 10.000 rpm.
O modelo é eletrificado, mas não elétrico: combina propulsão híbrida com desempenho de pista e som visceral, numa proposta que busca manter viva a alma da marca.
Em conversa com a imprensa especializada, o diretor da linha Temerario, Paolo Racchetti, afirmou que o novo V8 foi pensado para durar pelo menos duas gerações de produto.
Veja também

Ou seja, levando em conta que o Huracán teve uma vida útil de 10 anos, o novo V8 deve seguir rugindo bem até a década de 2030.
Para a Lamborghini, esse motor não é apenas uma solução técnica — é um símbolo de identidade.
Apesar de ser sobrealimentado, o motor mantém o giro alto típico de modelos aspirados, superando inclusive o limite do V10 do Huracán.
Segundo Racchetti, o objetivo de atingir 10.000 rpm foi traçado desde o início do projeto, como forma de aproximar o modelo da experiência do automobilismo.

A arquitetura de virabrequim plano, as bielas de titânio e os pistões usinados de baixo peso são tecnologias herdadas diretamente das pistas.
Ele destaca que essa combinação — turbo, alta rotação e construção leve — é inédita no mercado atual e essencial para que o Temerario tenha uma personalidade única.
Com isso, a Lamborghini busca não apenas substituir o lendário V10, mas criar algo ainda mais icônico, capaz de marcar uma nova era para a marca de Sant’Agata.
Racchetti também foi categórico ao afirmar que esse motor será exclusivo do Temerario.

Apesar do SUV Urus também contar com um V8 de 4.0 litros, os dois propulsores são completamente diferentes, e o novo V8 não se encaixa no Urus sem grandes modificações.
Para ele, manter esse motor restrito ao superesportivo é uma forma de preservar sua alma e garantir que o modelo se destaque no portfólio da marca.
Mesmo com as pressões globais para o fim dos motores a combustão, a Lamborghini acredita que há espaço — e demanda — para mecânicas de alta performance com emoção sonora.
E enquanto governos debatem prazos para banir motores a gasolina, a Itália segue lutando por exceções que permitam marcas como Ferrari e Lamborghini manterem viva sua herança.
O Temerario é a resposta da Lamborghini a esse cenário: um supercarro eletrificado, sim, mas sem abandonar o rugido mecânico que definiu sua história.
No coração do modelo está um motor que desafia as tendências e mostra que, para algumas marcas, o futuro ainda pode ter cheiro de gasolina e som de motor a 10.000 rpm.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










