Elon Musk continua oferecendo o sistema autônomo da Tesla para outras montadoras, mas nenhuma quer

elon musk smoking
elon musk smoking

Elon Musk tem repetido o convite por anos, mas a proposta ainda não encontrou interessados: nenhuma montadora licenciou o sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla até hoje.

Apesar de oferecer abertamente a tecnologia para concorrentes, Musk segue ouvindo o silêncio da indústria tradicional, mesmo após reforçar a oferta novamente em 2023.

Na ocasião, o bilionário afirmou estar negociando com uma “grande montadora” — rumores apontaram para a Ford —, mas nenhuma parceria foi formalizada.

Nesta semana, Musk voltou ao tema em sua rede social X (antigo Twitter), reclamando da falta de interesse: “Tentei avisar e até ofereci o FSD, mas eles não querem! Loucura…”.

Veja também

tesla fsd
tesla fsd

A postagem veio acompanhada de uma imagem provocativa que mostrava marcas como VW, Toyota, GM, BMW, Ford e Mercedes em um “cemitério” intitulado “Sem Autonomia”.

O CEO da Tesla seguiu com críticas, afirmando que quando montadoras tradicionais entram em contato, fazem exigências inviáveis e querem testes limitados para daqui a cinco anos.

“Quando o setor tradicional entra em contato, é para discutir um programa minúsculo e distante, com exigências impraticáveis — totalmente inútil,” escreveu Musk, finalizando com emojis de dinossauro.

A frustração do executivo parece refletir mais do que apenas a falta de acordos comerciais: mostra também o isolamento da Tesla em sua abordagem sobre direção autônoma.

Enquanto marcas concorrentes apostam em validações rigorosas e testes internos, a Tesla segue uma rota controversa: libera versões beta do FSD para motoristas comuns testarem em vias públicas.

Essa prática, criticada por especialistas e autoridades reguladoras, pode estar entre os fatores que mantêm as montadoras afastadas da tecnologia da Tesla.

Além disso, a maioria das grandes fabricantes já está desenvolvendo suas próprias soluções avançadas de assistência ao motorista, muitas delas em parceria com a Nvidia.

Empresas como Mercedes, BMW e GM já adotam abordagens mais conservadoras e certificadas, com tecnologias como o Drive Pilot ou o Super Cruise, que seguem padrões mais próximos da regulamentação.

A insistência de Musk em oferecer o FSD sugere que a Tesla busca novos caminhos para expandir a tecnologia — e talvez amortizar os altos custos do seu desenvolvimento.

No entanto, o ceticismo do mercado deixa claro que, por enquanto, os concorrentes preferem construir suas próprias rotas em direção à autonomia, mesmo que isso leve mais tempo.

Até que a Tesla consiga validar oficialmente o FSD como um sistema de condução autônoma completo — algo que ainda não aconteceu — a proposta de licenciamento deve continuar sem compradores.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.