Desde seu lançamento, Elon Musk tem enfatizado a resistência da Cybertruck, embora alguns proprietários já tenham mostrado que o veículo pode não ser tão invulnerável quanto o prometido.
Agora, o CEO da Tesla se aproveitou de um grave acidente envolvendo a Cybertruck no México para afirmar que o incidente comprova que a picape é “mais resistente que um saco de pregos”.
O acidente ocorreu em Guadalajara, México, no dia 2 de novembro, conforme relatado pelo site Autoevolution.
A Cybertruck colidiu contra uma estátua, arremessando uma passageira para fora do veículo, que foi hospitalizada em estado crítico. Outros três ocupantes escaparam com ferimentos leves.
A picape elétrica ficou irreconhecível, com toda a dianteira esmagada e os cabos e componentes internos expostos. Fotos divulgadas nas redes sociais mostram o veículo capotado no meio da rua, com danos na traseira e nas laterais.
A causa exata do acidente ainda não foi confirmada, mas a mídia local especula que a velocidade excessiva possa ter contribuído para a gravidade do impacto. As imagens mostram o veículo com três rodas e cubos de roda arrancados, sugerindo a intensidade das forças envolvidas no acidente.
As fotos do acidente chegaram a Musk, que rapidamente compartilhou as imagens no X (antigo Twitter) e escreveu que a “Cybertruck é mais resistente que um saco de pregos.”
A afirmação, no entanto, foi recebida com ceticismo, especialmente entre especialistas em segurança veicular.
Muitos criticam o design da Cybertruck, afirmando que ele contraria princípios básicos de segurança ao priorizar a rigidez estrutural em detrimento da absorção de impactos.
Tradicionalmente, veículos são projetados para amassar e absorver a energia das colisões, protegendo tanto os ocupantes quanto os pedestres, algo que não parece ser o foco da Cybertruck.
Outro ponto de controvérsia é que a Cybertruck ainda não passou por testes de segurança independentes nos Estados Unidos.
Entidades como a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) possuem recursos limitados e não conseguem testar todos os lançamentos de veículos.
Além disso, a Cybertruck também não deverá passar pelos rigorosos testes de colisão da Europa (NCAP) tão cedo, já que seu design a torna praticamente ilegal em várias regiões europeias.
Assim, enquanto Musk exalta a robustez da Cybertruck, o acidente levanta questões sobre a segurança real do modelo.
A controvérsia em torno da abordagem de design e a falta de avaliações independentes de segurança sugerem que, apesar do entusiasmo de Musk, ainda há muitas dúvidas sobre a proteção oferecida pelo veículo tanto aos passageiros quanto a outras pessoas nas ruas.
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