Elon Musk finalmente admite que a tecnologia HW3 da Tesla ainda não suporta plenamente o “Full Self-Driving (FSD)”

tesla fsd neve
tesla fsd neve

Elon Musk voltou aos holofotes com uma nova promessa que agitou o mercado: a chegada de carros autônomos da Tesla sem supervisão humana.

No entanto, como em outras iniciativas ousadas, a ideia ainda enfrenta desafios consideráveis. Durante a conferência de resultados do terceiro trimestre de 2024, Musk comentou sobre a complexidade de implementar a autonomia total nos veículos Tesla que já utilizam o Hardware 3 (HW3), embora a tecnologia de Hardware 4 (HW4) já esteja disponível, apresentando capacidades superiores.

Os veículos mais recentes da Tesla contam com o HW4, uma atualização que representa um salto considerável em relação ao HW3, incluindo câmeras com maior resolução e processamento mais robusto, essencial para o funcionamento pleno do sistema de Full Self-Driving (FSD).

O hardware HW4 começou a ser entregue aos clientes apenas em janeiro de 2023, começando com os modelos S e Y atualizados, depois chegando ao X. O Model 3 ganhou o HW4 apenas na linha 2024.

Apesar de já ter afirmado anteriormente que o HW3 seria suficiente para a direção autônoma, Musk agora pondera sobre suas limitações. “O HW3 pode não atingir o nível de segurança necessário para o FSD sem supervisão”, comentou, conforme notado pelo site Electrek .

A declaração marca uma mudança em sua postura, uma vez que a Tesla sempre sustentou que os veículos equipados com HW3 teriam acesso a todas as funcionalidades de direção autônoma.

O obstáculo técnico está nas restrições físicas do HW3, que foi projetado antes das novas demandas que a Tesla agora considera essenciais para uma operação autônoma segura e irrestrita.

A estrutura do HW3 não comporta a complexidade necessária para a autonomia total, mesmo com atualizações de software. Esse fator, de acordo com Musk, impede a migração do HW3 para o nível de desempenho do HW4, criando uma limitação estrutural que não pode ser resolvida apenas com código.

Apesar da incerteza quanto ao futuro da tecnologia no HW3, Musk assegurou aos clientes que a Tesla já considera soluções para não deixar os proprietários na mão.

Ele mencionou que, caso o HW3 não consiga oferecer o FSD sem supervisão, a Tesla se compromete a realizar atualizações de hardware sem custo adicional para esses clientes. Essa decisão visa contemplar aqueles que adquiriram o pacote FSD com a expectativa de acesso às funções mais avançadas de direção autônoma.

A empresa ainda está em fase de adaptação para tornar o HW4 compatível com veículos que hoje possuem o HW3, incluindo o ajuste das câmeras com maior resolução e dos processadores mais rápidos presentes na nova versão.

Essa atualização, contudo, requer mais testes e refinamentos para que possa ser implantada de forma consistente e eficiente, sem comprometer a experiência de direção dos clientes. Mesmo com o comprometimento de Musk, o prazo para essas melhorias ainda não foi definido.

A Tesla segue na liderança do setor de EVs e sistemas de assistência ao motorista, mas o avanço para a condução totalmente autônoma permanece uma promessa ambiciosa e, até certo ponto, incerta.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.