Elon Musk odeia tanto os trens e transporte público em geral, que o sistema Autopilot os mostra como carros uns atrás dos outros

tesla e trem
tesla e trem

Elon Musk não esconde seu desdém por trens, tanto que os carros da Tesla têm uma perspectiva parecida.

Um vídeo recente mostra como o sistema de direção autônoma do Tesla Model Y interpreta trens: como uma sequência de carros alongados e achatados, liderados por um “caminhão.

O vídeo, inicialmente compartilhado na rede social Fediverse por um usuário chamado Halva e depois disseminado em plataformas como Reddit e Bluesky, exibe o Tesla tentando decifrar um cruzamento ferroviário.

No visor interno, o trem à frente é exibido como uma série de veículos, cada um parecendo mais distorcido que o anterior.

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O problema não é novo: vídeos semelhantes de anos anteriores mostram Teslas confundindo trens com caminhonetes, embora as interpretações no passado fossem menos exageradas do que a exibida neste caso recente.

O problema levanta questões sobre a estratégia da Tesla para a identificação de objetos. Ao contrário de concorrentes que utilizam LiDAR — uma tecnologia de detecção que mapeia o ambiente com alta precisão —, a Tesla aposta exclusivamente na visão computacional baseada em câmeras para manter custos baixos.

Contudo, os sistemas de câmeras deveriam ser capazes de identificar que os objetos largos e planos à frente não são carros comuns.

A confusão pode parecer um erro técnico, mas alguns apontam que pode haver influência das visões pessoais de Musk sobre transportes ferroviários.

Clip of a Tesla’s vision system trying to understand a train
byu/TarzanoftheJungle inEnoughMuskSpam

Elon Musk, conhecido crítico de trens, já minimizou sua importância em várias ocasiões. Será que essa interpretação errônea dos trens pelos Teslas reflete uma visão deliberada ou é apenas mais um obstáculo técnico a ser superado?

Embora a confusão com trens não represente um problema imediato para a segurança dos motoristas — já que os sensores identificam a presença de um obstáculo e instruem o carro a parar —, isso ressalta os limites da abordagem da Tesla para a direção autônoma.

Interpretar trilhos como interseções estranhas no mapa digital do veículo e trens como carros alongados sugere que o sistema ainda tem dificuldades em reconhecer cenários complexos.

Concorrentes que utilizam LiDAR, como Waymo e Cruise, evitam problemas semelhantes ao mapear objetos com maior precisão. A decisão da Tesla de ignorar essa tecnologia pode estar dificultando sua capacidade de lidar com situações menos comuns, como cruzamentos ferroviários.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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