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Os custos de produção de carros na China é quase imbatível e talvez o máximo que se possa fazer no Ocidente é produzir automóveis na Dacia, ainda que muito disso venha do Magreb. Todavia, Elon Musk aceitou o desafio.
Enquanto a indústria automotiva americana tenta impedir a qualquer custo a entrada dos chineses, a Tesla aposta tudo em seu carro de US$ 25 mil, porém, não será um veículo feito de modo tradicional.
Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, disse: “Se quisermos escalar da maneira que queremos, temos que repensar a fabricação novamente”. Isso seria como reinventar a roda que move o setor automotivo há mais de um século.
![tesla gigapress tesla gigapress](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tesla-gigapress.jpg)
Moravy não detalhou aos investidores como seria essa forma repensada de produção, mas Elon Musk já enfatizou que não seria comum. Ele disse anteriormente que o novo “sistema de produção revolucionário”.
Musk o chamou de “muito mais avançado do que qualquer sistema de produção de automóvel no mundo, por uma margem significativa”. Obviamente que, assim como Moravy, Elon não detalhou a coisa.
Com muito mistério, a Tesla também não convence ninguém, pois Musk já perdeu muitos prazos e analistas não acreditam que cumprirá mais este. Recentemente, a Bloomberg Intelligence, divulgou que o sistema de Tesla é modular e isso cortaria os custos em no máximo 33% e não 50%.
![tesla giga press 4 tesla giga press 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tesla-giga-press-4.jpg)
Ainda assim, existem aqueles que acreditam na Tesla e um deles é Mathew Vachaparampil, CEO da Caresoft, focada em engenharia e benchmarking automotivo. A equipe de engenheiros da empresa gastou nada menos que 200.000 horas para recriar digitalmente a plataforma unboxed da Tesla.
Diante do que constatou após extenso trabalho, Vachaparampil diz ser possível tecnicamente que a Tesla crie uma linha de produção com metade do custo. O executivo afirmou que faz “enorme sentido financeiro”.
Temos que considerar ainda que Musk já afirmou a acionistas que poderia vender carros sem lucro algum, ganhando dinheiro com os pacotes de tecnologias que seriam necessários para o usuário ter a experiência desejada a bordo de um Tesla.
![tesla model 3 2024 11 tesla model 3 2024 11](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tesla-model-3-2024-11.jpg)
O método unboxed, segundo a Caresoft, permite a construção separada de várias partes do carro sem uma linha de montagem e o principal disso é o fim da linha de pintura. Numa fábrica, ela é quem mais consome água e energia e sem esse fardo, o custo geral cai pela metade.
Então, o desafio é construir as partes do carro já na cor definida, o que ainda não se sabe como será feito, exceto se o novo carro da Tesla não usar aço e sim polímeros ou materiais plásticos especiais já na tonalidade final.
Outro ponto da linha de produção da Tesla é a Giga Press, construída pela italiana Hydra. Nesse caso, são 4 partes do carro unidas numa única prensa com soldas já prontas. Agora, resta aguardar para ver se realmente ele consegue tal façanha.
[Fonte: Autoblog]
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