Em 100 anos: Veja como foi a evolução das chaves de carros

chave carros 1

Os carros e as chaves deles andam em companhia há muito tempo, desde que um modelo da Cadillac em 1912, usou chave pela primeira vez para ligar a ignição, que na época era comum ser feita por manivela.

Contudo, o processo para ligar um carro era complexo antes de se girar a chave, com duas sendo geralmente usadas para dar partida e ligar o sistema elétrico do veículo.

chave carros 6

Era tão complexa a partida de um automóvel nas primeiras décadas, assim como sua condução, que os roubos eram quase inexistentes. Hoje, um motorista comum, por exemplo, não consegue dirigir um Ford T sem um treinamento.

Isso perdurou por mais de 50 anos desde a difusão do automóvel, até que a Chrysler unificou as chaves de ignição e elétrica dos carros numa só em 1949.

A partir daí, as chaves passaram a fazer parte dos automóveis, com bastando apenas girá-las para dar partida, com outra ainda existindo para abrir as portas, porta-malas e porta-luvas.

chave carros 3

Eram chaves de visual diferente para serem identificadas facilmente pelo motorista e funcionavam como as domésticas, apenas numa posição, até que em 1965, a Ford lançou a chave com dentes dos dois lados, eliminando a necessidade de se achar uma posição.

Nos anos 80, surgiram as chaves com resistor, as mães da tecnologia atual, que só funcionavam em carros com a mesma frequência eletrônica.

chave carros 4

Também na década mais lembrada hoje, a GM lançou um controle remoto que permitia destravar as portas, hoje normalmente usado.

Apenas nos anos 90, é que a chave única surgiu no Japão, com Honda e Toyota divergindo até hoje sobre quem realmente lançou esse tipo, que permitia dar partida e abrir todo o carro.

chave carros 5

Na mesma época, a chave cortada a laser surgiu para melhorar a segurança, além das chamadas chaves com chips e códigos, conhecidas como transpônder.

Em 1998, a Mercedes-Benz apresentou um Classe S com entrada presencial, eliminando assim o uso físico da chave, mas muitas usaram slots no painel para ignição.

chave carros 7

A Renault embarcou no chave-cartão, enquanto outras eliminaram o slot, permitindo apenas apertar um botão, como o pulsante cardíaco da Jaguar, por exemplo.

A Volvo foi uma das primeiras a eliminar o botão de partida nos elétricos XC40 e C40, enquanto alguns carros ainda usando de sequências numéricas a NFC para acessar e sair com o carro.

chave carros 8

Hoje, algumas chaves possuem funções avançadas, como a BMW Display Key (foto acima) com computador de bordo ou a Digital Key, usada por meio do smartphone do dono, eliminando totalmente o uso da chave.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X