Em 1992, finalmente a D20 ganhou o motor turbo de fábrica

chevrolet d20 custom 1989

A Chevrolet não ficou completamente parada, vendo a chegada da nova geração da F1000 ao Brasil, em 1992.

É claro que os fãs da marca esperavam uma pickup nova, assim como estava fazendo a Ford, mas pelo menos a Chevrolet melhorou a motorização da D20.

No meio do ano, no mês de junho, a D20 Turbo chegava ao mercado equipada com o novo motor Maxion S4T, de 4.0 litros, quatro cilindros em linha e 120 cavalos de potência a 2.800 rotações.

Pode parecer uma potência muito baixa, mas quem já dirigiu uma D20 Turbo ou mesmo uma F1000 Turbo sabe que seu torque é impressionante. No caso da D20 estamos falando de 38,2 kgfm a apenas 1.600 giros.

d20 21

Na ocasião, a disponibilidade do novo motor foi estendida também para os modelos Bonanza, Veraneio e D-40, que era o modelo maior, concorrente da F4000.

Os testes da imprensa na época destacaram a facilidade grande ao se dirigir o novo modelo. O câmbio de cinco marchas tinha engates suaves e precisos, embora era preciso aguardar que o óleo do câmbio se esquentasse para que seu funcionamento ficasse mais civilizado.

A primeira marcha era bem curta, ideal para se usar quando a caçamba estivesse totalmente carregada. Isso também acontecia na F1000, tanto que muitos saíam em segunda marcha, se a pickup estivesse vazia.

A suspensão era um tanto dura, e o desempenho em estrada não era lá grandes coisas, pois a velocidade máxima da D20 Turbo ficava em míseros 135 km/h.

A linha da D20 em 1992 era composta também de modelos com o mesmo motor diesel, só que sem o turbo, e as versões a álcool e gasolina vinham com o motor 4.100 do Opala, de seis cilindros em linha.

Em nossa opinião, um modelo muito interessante da linha 20 para se comprar hoje em dia, como colecionador, é a C20 1996, seu último ano de fabricação, que tinha o motor 4100 injetado usado no Omega, de funcionamento suave e ronco bonito.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X