Em crise, Nissan não descarta ter a Honda como acionista na compra de suas ações em mãos da Renault; japonesa tem até 14 meses para evitar falência

nissan resende 1
nissan resende 1

A Nissan está em sua maior crise desde 1999, quando teve parte das ações compradas pela Renault, capitaneada na época por Carlos Ghosn, que ajudou a salvar a montadora japonesa da bancarrota.

Com queda vertiginosa nas vendas nos mercados da China e EUA, a Nissan mergulhou em prejuízos e agora busca resgatar a si própria por meio da venda de ações para capitalizar a empresa.

Segundo o jornal Financial Times , a Nissan não descarta ter a Honda, segunda maior montadora do Japão, como acionista. A ideia é que a concorrente compre parte das ações da Nissan nas mãos da Renault.

A montadora francesa teria sinalizado que a Honda ajudaria o esforço da Nissan e também contribuiria com a aliança, que permanecerá, já que uma parte da fatia da Nissan continuará com a Renault.

Na Nissan, um alto funcionário da empresa teria revelado o seguinte: “Temos 12 ou 14 meses para sobreviver”. Esse seria o período de recuperação da montadora para evitar uma possível falência.

Para a Nissan, o parceiro ideal seria um banco ou corretora de seguros, mas se não houver opção, a Honda entrará no negócio para ajudar a salvar a conterrânea da morte certa.

Diferente de 1999, a Renault já não pode mais salvar sozinha as finanças da parceira de aliança, que sofre com a pressão de marcas chinesas, bem como com as incertezas geradas por Donald Trump antes de sua posse no governo dos EUA.

A fonte revelou: “Isso vai ser difícil. E, no final, precisamos que o Japão e os EUA gerem dinheiro”. Sem conseguir emplacar carros elétricos e híbridos em volume considerável, a Nissan ficou de lado no processo e isso fez com que seu rendimento caísse a um nível perigoso.

Tanto Honda quanto Nissan ou mesmo a Renault se recusaram a comentar oficialmente sobre a venda de ações.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X