
O Grupo HPE está sendo sondado por outros fabricantes de veículos interessados em utilizar parte do complexo industrial da empresa em Catalão, Goiás.
Segundo a revista Auto Data, a empresa confirmou que está em negociações com outras montadoras, mas sem citar nomes dos envolvidos no processo.
Mauro Correia, CEO da HPE, disse: “Pela qualidade da nossa manufatura e dos nossos produtos, que são robustos e têm durabilidade muito grande, a operação chama a atenção de quem está de fora. Várias marcas vieram nos procurar e estamos conversando com elas para entender o que melhor se adequa à nossa operação”.
Entre os interessados, o que se manifestou abertamente sobre isso foi a montadora chinesa GAC, que está chegando ao mercado nacional com força total, tanto que já lançou cinco modelos de uma vez com preços entre R$ 169.990 e R$ 349.990.
A GAC, que pretende investir R$ 7,3 bilhões no país nos próximos anos, quer produzir localmente e mencionou que tem interesse na HPE.
Como se sabe, a HPE (antiga MMC) foi fundada por Eduardo Souza Ramos e Paulo Ferraz para produzir picapes da Mitsubishi, mas fez mais que isso ao longo dos anos, tendo feito modelos como ASX e Lancer por lá, bem como atualmente produz a picape Triton e o SUV Eclipse Cross.
Há alguns anos, a instalação chegou a fazer testes com o JAC T40 num eventual acordo com o Grupo SHC, mas o projeto não deu certo.
Ainda sobre a unidade de montagem, que tem capacidade para 120.000 carros por ano, Correia indica que há espaço para outra marca dentro desta instalação, que emprega direta e indiretamente 2,2 mil pessoas.
O executivo comentou: “O maior investimento precisaria ser feito na área de montagem da carroceria, que é muito específico para cada produto. O resto são pequenos investimentos, adequações que precisaríamos fazer na linha de montagem”.
Para se ter uma ideia, a projeção da HPE para a Mitsubishi em 2025 é de 27,4 mil unidades, o que deixa quase 100 mil unidades de ociosidade na planta, o que estaria de bom tamanho para a GAC começar.

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