
A Toyota está deixando cada vez mais claro que o seu futuro próximo passa pelos híbridos.
A montadora japonesa anunciou mudanças na linha 2025 do Corolla em seu país de origem e a maior novidade é também a mais significativa: todas as versões vendidas no Japão agora serão exclusivamente híbridas.
O motor 1.8 a gasolina sem eletrificação sai de cena, consolidando uma estratégia que já vinha sendo testada em outros mercados.
Segundo a marca, a decisão faz parte de sua meta de alcançar a neutralidade de carbono, e segue o mesmo caminho já trilhado na Europa, onde o Corolla também é vendido apenas com motorização híbrida desde 2022.

A diferença é que, por lá, os consumidores ainda podem optar entre os motores híbridos 1.8 e 2.0 — enquanto no Japão, pelo menos por enquanto, a única opção será o conjunto 1.8 com 97 cavalos, aliado a um motor elétrico dianteiro de 94 cavalos nas versões com tração dianteira.
No caso das versões E-Four, com tração integral, há um segundo motor elétrico de 40 cavalos no eixo traseiro.
As atualizações da linha 2025 não se limitam ao conjunto mecânico. A Toyota aproveitou para melhorar o pacote de equipamentos, especialmente nas versões intermediárias.
Agora, a maioria das versões passa a contar com câmeras dianteiras e traseiras com gravação integrada, chave digital e recursos adicionais de assistência ao motorista, como monitor de ponto cego, alerta de saída segura e assistente de frenagem para manobras de estacionamento.

No design, não há alterações significativas, já que a atual geração do Corolla recebeu um facelift leve em 2022.
Mas detalhes como novas rodas de 16 polegadas para o acabamento G e faróis de neblina em LED ajudam a diferenciar os modelos mais equipados.
Por outro lado, a versão de entrada X continua com rodas de aço de 15 polegadas com calotas, painel de instrumentos analógico e sem central multimídia.
Em toda a linha, a iluminação em LED agora é padrão nos dois extremos da carroceria.

O lançamento das versões híbridas atualizadas acontece em fases no Japão: o Corolla Sport hatchback chega às lojas em 9 de maio, enquanto o sedã e o modelo Touring (perua) estarão disponíveis a partir de 19 de maio.
Os preços começam em 2.279.200 ienes (cerca de R$ 88 mil em conversão direta) para o Corolla Hybrid X básico, e vão até 3.416.600 ienes (cerca de R$ 132 mil) na versão Touring Active Sport Hybrid E-Four.
Os aumentos variam de 11.200 a 226.600 ienes em comparação à linha anterior, dependendo da configuração.
Essa guinada reforça o posicionamento da Toyota em manter os híbridos como principal aposta para mercados onde os carros elétricos ainda têm infraestrutura limitada.

E é também mais um sinal de que o Corolla, o carro mais vendido da história, segue se reinventando para continuar relevante na nova era da mobilidade.
Uma nova geração está prevista para 2026 e deve trazer avanços em eficiência, tecnologia e conectividade.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!