Em teste do britânico “The Telegraph”, BYD Dolphin Mini se mostra estiloso, mas peca na experiência de uso diário

byd dolphin surf 3
byd dolphin surf 3

Em um lançamento voltado nitidamente para o público jovem e digital, o BYD Dolphin Surf (nome do nosso Dolphin Mini por lá) foi apresentado em Londres com direito à presença em peso de influenciadores de TikTok, YouTube e Instagram.

Segundo o jornalista do The Telegraph, o ambiente parecia mais uma festa de 21 anos do que um evento automotivo tradicional — e com isso ficou claro quem é o público-alvo do novo elétrico compacto da montadora chinesa.

O Dolphin Surf é um hatch elétrico de porte semelhante ao Ford Fiesta , desenvolvido para atrair a nova geração de consumidores urbanos que valorizam tanto o estilo e a conectividade quanto o desempenho ao volante.

A ideia da BYD é simples: conquistar o público jovem agora, para que ele cresça com a marca e evolua dentro da linha de SUVs familiares futuramente.

Veja também

byd dolphin surf 1
byd dolphin surf 1

Apesar de ser uma marca chinesa, a BYD quer posicionar o Dolphin Surf como um produto europeu.

A CEO da empresa, Stella Li, afirmou ao The Telegraph que o carro será produzido na Hungria, com o objetivo de reforçar a confiança do consumidor europeu: “Queremos que o cliente sinta que este é um carro feito para ele, pensado para ele, e não um modelo genérico feito para a China.”

O Dolphin Surf começa em £18.350 (cerca de R$ 120 mil), na versão Active, com financiamento competitivo.

Embora seja mais caro que modelos como o Dacia Spring, ele oferece mais espaço interno e equipamentos.

A versão Comfort, testada pelo The Telegraph, custa £23.950 e traz itens como aquecimento nos bancos e câmera de 360 graus — recursos raros nessa faixa de preço.

byd dolphin surf 2
byd dolphin surf 2

Mas há ressalvas importantes. A versão de entrada conta com apenas 30 kWh de bateria, com autonomia oficial de 137 milhas (cerca de 220 km), que na prática não deve ultrapassar 160 km.

A versão Boost, com 43 kWh, melhora isso para cerca de 240 km reais, mas ainda fica atrás de rivais como o Renault 5 e Hyundai Inster.

A versão Comfort se destaca pelo motor mais potente, alcançando 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo 150 km/h de máxima.

O interior do Dolphin Surf mistura materiais de boa qualidade com outros de aparência simples. Os revestimentos macios convivem com plásticos duros e detalhes mal acabados.

O destaque fica para a central multimídia com tela giratória (paisagem/retrato), marca registrada da BYD. Porém, o The Telegraph alerta que o software da tela é pouco adaptado ao formato, dificultando comandos essenciais como o ajuste do ar-condicionado.

byd dolphin surf 5
byd dolphin surf 5

O espaço interno é bom para quatro adultos e o porta-malas tem 308 litros — menor que o de alguns concorrentes, mas ainda funcional.

Durante o teste em Londres, o carro se mostrou confortável em pisos irregulares e ágil no trânsito.

A suspensão absorve bem os impactos e a direção é precisa. Fora da cidade, surpreendeu com estabilidade em velocidades de estrada, mostrando que o Dolphin Surf não se limita ao uso urbano.

O jornal britânico conclui que o Dolphin Surf tem apelo visual, boa dirigibilidade e preço competitivo, mas exige concessões em autonomia e tempo de recarga.

Embora o carro agrade os influenciadores e traga frescor ao segmento, talvez não tenha o “brilho” necessário para se destacar entre concorrentes mais consolidados — como o Renault 5 ou o Mini Cooper SE.

Depois que os holofotes do lançamento se apagarem, resta saber se o Dolphin Surf continuará relevante no competitivo mercado europeu de elétricos compactos.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.