Ele ainda não é fabricado localmente e nem uma novidade completa aos britânicos, mas o MG3 Hybrid lançado há um mês, já está gerando arrepios nas marcas europeias, ao superar Renault Clio e Toyota Yaris, se tornando o compacto mais vendido do Reino Unido.
Para um carro que já está há anos sendo um coadjuvante no mercado britânico, mudar para híbrido o fez decolar como um míssil rumo à liderança do segmento, o que é assombroso no conservador mercado do Reino Unido.
O feito foi obtido com apenas um mês de vendas da nova versão no mercado das ilhas e isso torna a coisa ainda mais impressionante, especialmente por um carro sem nenhuma a pretensão ao estrelado no país onde a marca nasceu.
Há muitos anos a MG, após a compra da SAIC, via Nanjing, vem lutando para ser aceita novamente pelos britânicos, tendo inclusive fechado a fábrica de Longbridge, em Birmingham, na Inglaterra.
Todavia, desde que elétricos como o MG4 e o SUV MG ZS chegaram às ilhas, a coisa vem mundo radicalmente a Morris Garages passou de insignificante a uma ameaça real e imediata…
David Allison, chefe de planejamento de produtos da MG Motors, explicou o caso ao site Automotive News Europe: “A saída do Ford Fiesta deixou um buraco de 25.000 unidades no mercado. O Yaris é o rival mais próximo em termos de percepção, mas também o Clio”.
Tendo superado esses dois, o renovado e agora hibridizado MG3 mostra como os chineses se tornaram uma peça fundamental para mudanças radicais num mercado altamente consolidado.
Diferente do antigo MG3, o novo será agora vendido em toda a Europa e apenas híbrido, enquanto o anterior era somente a combustão e vendido unicamente no Reino Unido.
Atualmente o Yaris é o híbrido compacto mais vendido da Europa, com 65 mil, seguido do Clio, com 25 mil. Se o MG3 repetir o feito do Reino Unido nos demais mercados, a situação ficará bem feia para Toyota e Renault.
Equipado com motor 1.5 e motor elétrico de 162 cavalos, o MG3 Hybrid tem 192 cavalos combinados e vai de 0 a 100 km/h. Custando menos que os rivais locais, o hatch não sofrerá impacto com o aumento das tarifas sobre as importações chinesas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!