
O entusiasmo dos fãs da Tesla por novidades é tão grande que, às vezes, basta um post bem-feito para enganar muita gente.
Foi exatamente o que aconteceu recentemente, quando um usuário publicou no fórum do Reddit uma imagem que parecia mostrar um e-mail da Tesla oferecendo um curioso “presente de aniversário”: 50 cavalos de potência a mais por 30 dias.
A mensagem, obviamente falsa, enganou muitos donos de Tesla e reacendeu uma discussão antiga sobre funcionalidades bloqueadas por software.
Na suposta mensagem, o texto dizia: “Feliz Aniversário! Estamos felizes em oferecer um presente exclusivo: +50 cavalos de potência por 30 dias”.
A arte era convincente. O layout imitava os padrões da Tesla, o texto estava gramaticalmente correto e até o remetente aparecia como “no-reply@Tesla.com”. Foi o suficiente para muita gente cair na brincadeira.
Nos comentários, alguns usuários comemoravam a ideia, outros perguntavam se podiam mudar a data de aniversário no aplicativo para aproveitar o “benefício”, e houve quem acreditasse que a montadora estava, de fato, testando uma nova abordagem de marketing.
Mas também não faltaram reações indignadas, com muitos aproveitando para criticar a prática comum da indústria de vender recursos que já estão fisicamente no veículo, mas são liberados apenas mediante pagamento adicional.
Um dos comentários mais curtidos dizia: “Se o carro tem o hardware, por que eu teria que pagar para usar? É como comprar um computador com 16 GB de RAM e só poder usar 12, até que um e-mail desbloqueie os outros 4 GB por 30 dias”.
Outro foi mais direto: “Isso é estúpido. Ou você vende o carro sem essa potência extra, ou me deixa usar tudo que ele pode entregar. Esse tipo de coisa é péssima”.
Mesmo sendo uma pegadinha, a situação serviu para colocar novamente em pauta a estratégia adotada por várias montadoras.
Tesla, BMW, Mercedes e outras oferecem upgrades por assinatura ou pagamento único, como aumento de autonomia, desempenho ou suspensão adaptativa. Tudo isso com base em software, sem alterar uma vírgula do hardware já instalado.
Enquanto os consumidores não se unirem para pressionar contra esse tipo de prática, a tendência é que ela continue ganhando espaço. E mesmo que o “presente de aniversário” não passe de uma piada, o debate que ele gerou é bem real.
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