A eletrificação se dá em duas frentes no mundo, uma é bem conhecida e movimenta centenas de bilhões de dólares em desenvolvimento de produtos, baterias, motores, software, infraestrutura, carros e linhas de montagem sofisticadas.
Mas na outra frente, muito menos dinheiro está envolvido, porém, várias empresas e engenheiros independentes, buscam o outro lado da moeda, justamente a frota que atualmente está queimando muito combustível.
Com centenas de milhões de carros a gasolina e diesel rodando pelo mundo, eletrificar somente as vendas não mudará o cenário atual em tempo suficiente para cobrir eventuais impactos ambientes e de cadeia global.
Assim, empresas como a Edison Motors, buscam eletrificar veículos a combustão e, em seu caso, mais especificamente picapes diesel. Sediada no Canadá, ela já trabalha na hibridização de caminhões da chamada Classe 8 na América do Norte.
Agora, a Edison Motors quer converter picapes diesel e até a gasolina, em diesel-elétrica, usando um gerador da Caterpillar para isso. Na configuração da empresa, a opção de tração 4×2 tem potência combinada de 350 cavalos.
Já no caso da tração 4×4, a potência alcança 500 cavalos, sendo dois motores para mover os eixos da picape, alimentados pelo motor da Caterpillar. Sem ser uma locomotiva, os veículos convertidos ganham baterias de fosfato de ferro-lítio com 60 kWh ou 90 kWh.
Com sistema elétrico de 600 volts, as picapes diesel-elétricas da Edison Motors garante assim uma capacidade de recarga externa em equipamentos mais potentes e em menor tempo.
Nos planos da Edison, que já tem um caminhão Classe 8 eletrificado com motor diesel de 9,3 litros, muito menor que os grandes propulsores dos caminhões americanos, a conversão não será feita pela empresa.
O projeto é vender kits de conversão de picapes por meio de revendedores autorizados nos EUA e Canadá, permitindo que empresas especializadas façam o serviço e deem garantia para o novo powertrain.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!