Empresa libanesa fabricará carros de origem Saab na Suécia

nevs emily gt 8
nevs emily gt 8

No mundo automotivo, quando falamos em Líbano, duas coisas vêm à mente, mas hoje estamos falando da até então desconhecida empresa chamada EV Electra, que entrou no jogo da produção de automóveis, mas não no Oriente Médio.

Com o fracasso da NEVS, um consórcio sueco-chinês, a libanesa EV Electra surge para assumir os projetos que estavam sendo tocados na China e relacionados diretamente com a marca nórdica Saab, extinta oficialmente em 2016.

Como todo mundo sabe, a NEVS assumiu a Saab após a falência da Spyker, que havia comprado a escandinava das mãos da General Motors.

nevs emily gt 11
nevs emily gt 11

Agora, a EV Electra assume esse papel de colocar nas ruas os últimos projetos da Saab sobre a plataforma Phoenix, uma base desenvolvida pela sueca antes de seu fim e que a NEVS apostava tudo para retomar a marca.

Chefiada por Jihad Mohammad, a EV Electra pretende fabricar os carros desenvolvidos pela NEVS na Suécia e exatamente na antiga fábrica da Saab em Trollhattan.

O primeiro carro a ser feito lá será o chamado Emily GT, inteiramente desenvolvido pela NEVS com base no estilo e na proposta do designer Jason Castriota, que havia criada a nova família de carros da Saab com base na Phoenix.

nevs emily gt 9
nevs emily gt 9

Tendo colunas A retas e traseira encorpada, o Emily GT é um sedã grande e elétrico, que terá também uma variante conversível 2+2, preservando parte da proposta da antiga Saab.

O design é inteiramente inspirado no fabricante sueco e ser feito em Trollhattan apenas reforça seus laços com o passado da empresa de carros premium que era fusionada com a divisão aeroespacial e de defesa, que um dia também aglutinou a Scania.

nevs emily gt 7
nevs emily gt 7

Quando a NEVS assumiu a Saab, o grupo nórdico impediu a empresa de assumir o nome comercial e atualmente a coisa não deve mudar, ainda mais que os fãs da marca, especialmente na Suécia, estão céticos sobre a proposta libanesa. Veremos no que isso dará.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X