
O mercado norte-americano de carros elétricos ainda é amplamente dominado pela Tesla.
Mas mesmo assim, a Chevrolet vem ganhando terreno de forma acelerada, impulsionada principalmente pelo sucesso do novo Equinox EV.
Com preço inicial abaixo dos 35 mil dólares e autonomia superior a 500 km, o SUV elétrico tem conquistado consumidores que buscavam uma opção acessível, moderna e com boa capacidade de rodagem.
Nos primeiros cinco meses de 2025, a Chevrolet vendeu mais de 37 mil veículos elétricos nos Estados Unidos, deixando a Ford para trás, que registrou cerca de 34 mil unidades no mesmo período.
A arrancada da marca da gravatinha dourada vem sendo puxada, em grande parte, pela demanda pelo Equinox EV, que sozinho foi responsável por mais de 10 mil unidades vendidas no primeiro trimestre do ano — ou quase um terço de todos os modelos elétricos da GM nesse período.
Esse desempenho fez com que a General Motors afirmasse ter consolidado sua posição como a segunda maior vendedora de elétricos no país, com mais de 62 mil EVs entregues até o fim de maio.
A GM aproveitou o embalo para alfinetar a rival Ford, destacando que a marca Chevrolet, sozinha, superou a concorrente em volume de vendas de veículos elétricos.
Além do Equinox, a Chevrolet oferece uma linha cada vez mais robusta no segmento elétrico, que vai desde SUVs compactos até picapes e modelos de luxo.
A gama inclui o Blazer EV, o Silverado EV, o GMC Sierra EV, os badalados Hummer elétricos e, do lado premium, os Cadillacs Lyriq, Optiq, Vistiq e o novo Escalade IQ.
Apesar do bom momento, alguns desafios logísticos ainda atrapalham o crescimento mais veloz.
Concessionários na Califórnia relataram que chegaram a ficar mais de 30 dias esperando a chegada de novas unidades do Equinox EV, o que freou potenciais vendas.
A estratégia da GM para dominar mais espaço no mercado norte-americano também inclui o Canadá, onde a montadora já comemorou uma importante conquista: ultrapassou a Tesla no primeiro trimestre de 2025 e se tornou a maior vendedora de elétricos no país vizinho.
No entanto, ainda há um longo caminho até encostar de fato na Tesla nos Estados Unidos.
Segundo dados da Cox Automotive, a empresa de Elon Musk vendeu mais de 128 mil veículos elétricos por lá apenas no primeiro trimestre — mais que o dobro dos 62 mil acumulados pela GM até maio.
Mesmo assim, a trajetória de crescimento da Chevrolet em 2025 é evidente.
A marca dobrou sua fatia de mercado em relação ao ano passado, atingindo cerca de 15,5% de participação nos dois primeiros meses do ano.
Caso o ritmo continue, a briga no segmento de EVs pode ficar ainda mais acirrada nos próximos meses.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!