
Durante o Investor Day de 2025, a Kia apresentou seus planos estratégicos para os próximos anos, mirando forte crescimento global e reforçando sua aposta em soluções híbridas e elétricas.
Entre os anúncios, um em especial chamou atenção: a introdução de um novo motor a combustão interna, uma decisão que vai na contramão de outras montadoras que priorizam apenas elétricos puros.
O novo motor é um 2.5 turbo de alta eficiência, projetado para equipar modelos híbridos e elétricos de autonomia estendida (EREVs).
Segundo a marca, ele oferece 12% mais potência e melhora em 5% a eficiência térmica em comparação aos motores atuais.
Embora o CEO Ho Sung Song não tenha se aprofundado nos detalhes técnicos, uma apresentação exibida durante o evento revelou que o motor faz parte de uma nova família modular e visa aumentar o desempenho sem comprometer a economia de combustível.
A julgar pelos dados dos modelos atuais da Kia que utilizam o motor 2.5 turbo, como o Sorento e o K5, esse novo propulsor poderá facilmente superar os 330 cv com a ajuda de motores elétricos.
A marca sul-coreana ainda destacou que o sistema híbrido como um todo terá transições mais suaves entre combustão e propulsão elétrica, além de aceleração aprimorada.
O motor será também parte de uma nova plataforma para modelos de autonomia estendida, o que dará à Kia mais flexibilidade para atender diferentes mercados.
A estratégia da marca coreana reforça a ideia de que ainda há espaço — e demanda — para motores a combustão altamente eficientes, especialmente quando combinados com eletrificação parcial.
Além da nova motorização, a Kia confirmou planos ousados para expandir sua presença no mercado global.
A meta é alcançar 4,5% de participação mundial até 2030, com vendas anuais de 4,19 milhões de veículos — um aumento considerável frente à capacidade atual de 3,63 milhões.
A montadora prevê que 1,26 milhão dessas unidades será composta por EVs puros, enquanto híbridos e EREVs devem somar 1,07 milhão.
Para apoiar essa meta, a Kia pretende lançar cinco novos modelos globais em 2025, além de uma reestilização e três novas variantes de veículos já existentes.
Entre as novidades, está a confirmação de uma picape elétrica exclusiva para o mercado norte-americano, com ambição de atingir 90 mil unidades anuais.
Também estão nos planos a expansão da produção de SUVs elétricos de médio e grande porte nas Américas e o reforço das linhas de compactos e hatchbacks na Europa.
Com isso, a Kia mostra que seu caminho para o futuro não está restrito aos elétricos puros.
Ao apostar em múltiplas soluções — como motores híbridos de última geração, EREVs e EVs —, a marca sul-coreana traça uma rota realista e adaptável à demanda global, enquanto continua evoluindo tecnologicamente.

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