Entrar na faixa vermelha do conta-giros é sempre prejudicial ao motor?

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Aqui no Notícias Automotivas, nós compramos um Volkswagen Up, da versão White Up, assim que o modelo foi lançado no país.

O objetivo era testar o carrinho, que ainda ninguém conhecia, para que nossos leitores tivessem mais detalhes sobre ele.

E, em uma certa ocasião, andando com ele por uma estrada próxima à cidade onde morávamos, acabei fazendo algo que me deixou morrendo de medo de ter estragado alguma coisa no motor.

Como todo mundo que compra um carro da Volkswagen acaba virando piloto de corrida (vemos isso todos os dias, pela maneira que donos de T-Cross, Polo , Virtus e similares dirigem), reduzi bruscamente ao chegar perto de um radar de velocidade, de 60 km/h.

A redução brusca não foi o problema, e sim engatar a segunda marcha para tentar segurar o carro com o freio motor, junto com os freios do carro.

Isso fez com que o minúsculo ponteiro do conta giros batesse nas 8.000 rotações.

Imediatamente, a luz de injeção acendeu. Pra tentar se redimir um pouco do erro que tinha cometido, encostei o carro e desliguei o motor o mais rápido possível.

Esperei cerca de um minuto, rezando para que não tivesse acontecido nada. E realmente não aconteceu. Bati na partida e o carro pegou normalmente, sem luz de injeção acesa nem nada.

E é sobre isso que estamos falando um pouco, se atingir essa faixa vermelha do conta-giros é sempre prejudicial ao motor.

A faixa vermelha do conta-giros é uma área importante no painel de instrumentos. Ela alerta os motoristas sobre os limites do motor que não devem ser ultrapassados.

Ou seja, é uma faixa em que se você chegar, PODE ser que cause danos ao motor. Mas isso pode não acontecer se esta faixa for alcançada por um tempo mínimo, exatamente como contei no meu relato pessoal, acima.

A faixa vermelha do conta-giros surgiu há muito tempo, em uma época em que os carros ainda usavam carburador.

Chegar naquela faixa de perigo era bem mais complicado, pois poderia danificar componentes importantes, como válvulas e o eixo de comando.

Já hoje, o motor é de certa forma protegido pela eletrônica embarcada, fazendo com que você apenas consiga entrar na faixa vermelha se cometer um erro estúpido como foi o meu.

Normalmente, ou seja, acelerando, o motor nunca vai entrar na faixa de perigo, pois a central eletrônica do motor, ou ECU, vai cortar os giros antes que isso aconteça.

Mas, embora passar a rotação máxima recomendada de um motor possa não te causar problemas, tome muito cuidado e nunca faça isso, pois se der na cabeça do motor de quebrar, essa quebra será catastrófica, especialmente para o seu bolso, pois o motor pode até quebrar.

Componente Dentro da faixa ideal Na faixa vermelha
Desgaste do motor Mínimo Elevado
Potência Ótima Reduzida
Consumo de combustível Eficiência Maior consumo
Condução Esportiva Sustentável Insustentável no longo prazo

 

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.