A Ford registrou uma patente que indica um possível futuro com anúncios personalizados nos sistemas de infotainment dos seus veículos, como se o fato de alguém pagar para comprar o carro já não fosse o suficiente.
Apesar de a fabricante ainda não ter confirmado como ou se pretende implementar a tecnologia, a proposta segue uma tendência crescente no setor automotivo, que busca integrar publicidade às experiências dos motoristas.
O pedido de patente, submetido em fevereiro de 2023 e divulgado em agosto de 2024, descreve um sistema chamado “in-vehicle advertisement presentation system”.
Ele combina anúncios exibidos nas telas dos carros com mensagens de áudio, adaptadas ao perfil do motorista. Informações como o destino, o trajeto, sinais de áudio no interior do veículo e dados históricos do usuário seriam analisados para personalizar a publicidade.
Embora a patente tenha gerado discussões, a Ford reforça que sua aprovação não significa necessariamente que os futuros modelos terão essa funcionalidade.
Segundo Alan Hall, porta-voz da empresa, o registro de patentes é um procedimento padrão para proteger ideias e construir um portfólio robusto de propriedade intelectual.
Publicidade em Carros: Divisão de Opiniões
A introdução de anúncios veiculares desperta opiniões divergentes.
Uma pesquisa realizada em 2021 pela rede de radiodifusão Westwood One revelou que mais da metade dos entrevistados entre 18 e 49 anos demonstraram interesse por anúncios geograficamente segmentados exibidos nas telas de infotainment.
Será que é verdade mesmo? No entanto, a aceitação cai significativamente entre consumidores com mais de 50 anos, que tendem a rejeitar essa ideia.
Especialistas apontam que a percepção dos motoristas em relação à publicidade veicular pode ser negativa, especialmente quando considerada invasiva.
Abu Miah, analista da ABI Research, alerta que anúncios direcionados podem ser vistos como uma intrusão no espaço privado do carro, prejudicando a imagem da montadora.
Por outro lado, o crescimento do uso de serviços de streaming nos sistemas de infotainment abre novas possibilidades para integrar publicidade de forma menos invasiva.
Estudos da ABI Research indicam que os consumidores poderão acumular mais de 500 milhões de horas anuais em aplicativos de streaming até 2030, criando um ambiente mais natural para anúncios.
Preocupações com Segurança e Privacidade
Um dos desafios dessa tecnologia é garantir que a publicidade não comprometa a segurança.
Estudos apontam que até mesmo comandos de voz em sistemas de infotainment podem distrair motoristas por pelo menos 18 segundos, o que eleva os riscos de acidentes. A Ford reconhece essa preocupação, afirmando que qualquer implementação será pensada com foco no motorista.
A patente menciona explicitamente que o sistema seria desativado em situações onde sua aplicação fosse considerada insegura ou indesejável, como em áreas onde leis locais proíbem tais práticas.
Tecnologias anteriores, como o sistema de reconhecimento de outdoors da Ford, também priorizaram segurança e privacidade, mas não foram implementadas em modelos de produção.
Enquanto a Ford explora formas de oferecer anúncios relevantes e menos invasivos, a viabilidade dessa abordagem no mercado atual ainda é incerta. Segundo Miah, o potencial de receita pode ser limitado e mais viável em um cenário futuro dominado por veículos autônomos.
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