Escalada extraordinária: países pobres lideram revolução elétrica e se tornam a escolha óbvia

vinfast logo
vinfast logo

De forma silenciosa, mas avassaladora, uma revolução está em curso nos países em desenvolvimento.

A virada já começou: carros elétricos estão sendo vendidos em ritmo mais acelerado do que os movidos a combustíveis fósseis em países como Nepal, Vietnã, Etiópia e Costa Rica.

Em muitos casos, isso não está sendo impulsionado por consciência ambiental, mas por pura lógica econômica — os elétricos já são mais baratos, mais eficientes e mais práticos.

Enquanto potências como os Estados Unidos recuam em políticas públicas que favoreciam os EVs, o Sul Global está fazendo sua própria transição energética, motivado por realidades locais que colocam a eletrificação como o caminho mais sensato.

Veja também

Muitos desses países não produzem petróleo nem fabricam carros a combustão em grande escala.

vinfast carro
vinfast carro

Para eles, importar carros elétricos, especialmente os chineses, e abastecê-los com energia local — muitas vezes gerada por fontes renováveis como a hidrelétrica — é um negócio muito mais vantajoso do que depender da gasolina cara e poluente.

Na China , o maior mercado automotivo do mundo, mais de 50% das vendas de carros novos já são elétricos.

E o mais impressionante: no último trimestre deste ano, os chineses venderão mais EVs do que o total de todos os carros — elétricos ou a combustão — vendidos nos Estados Unidos no mesmo período.

O contraste revela uma tendência que deve preocupar Detroit: os consumidores estão cada vez mais longe dos modelos a combustão, e os EUA estão ficando para trás.

Por trás dessa transformação global está a queda vertiginosa no custo das baterias. O que antes era visto como um impeditivo está se tornando uma alavanca para o crescimento.

byd logo (1)
byd logo (1)

Em muitos mercados, os EVs já estão mais baratos do que os equivalentes a combustão — especialmente na China, onde modelos elétricos acessíveis e com boa autonomia invadiram o mercado.

Esse movimento força o resto do mundo a se adaptar ou ficar obsoleto.

E o mais curioso é que essa mudança não está vindo das grandes capitais do Norte Global. A adoção em massa de elétricos está sendo puxada de baixo para cima.

Em países como Nepal, mais de 70% dos carros novos vendidos são elétricos. Na Tailândia, a taxa passa de 60%. No Vietnã, são 40%.

Na Índia, marcas locais como Tata Motors e Mahindra estão finalmente encarando os chineses de frente, enquanto empresas como a Hyundai ganham mercado com produção local.

Mesmo em países com tarifas elevadas sobre veículos importados, como a Índia, os modelos chineses ainda conseguem competir.

Um exemplo emblemático: mesmo pagando impostos, um SUV elétrico da BYD foi a escolha de um consumidor de Mumbai, por oferecer mais valor do que as opções indianas.

Esse tipo de decisão de compra, centrada no bolso do consumidor e não no discurso climático, é o que realmente acelera a transição.

Ao contrário do que se vê nos Estados Unidos — onde o governo Trump planeja desmontar incentivos e enfraquecer as metas de economia de combustível — países em desenvolvimento estão abraçando os EVs por uma razão simples: é a melhor escolha econômica.

E isso vale não só para carros de passeio. Motocicletas elétricas, vans de entrega, ônibus urbanos e até caminhões pesados estão eletrificando frotas em várias partes da Ásia, África e América Latina.

Com isso, a demanda global por petróleo começa a sofrer os primeiros impactos. Segundo estimativas da BloombergNEF, cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia já estão deixando de ser consumidos graças à eletrificação.

Em mercados mais avançados, como a Noruega, o consumo de combustíveis líquidos está caindo 3% ao ano.

Na China, a maior compradora de petróleo do planeta nas últimas décadas, a demanda por gasolina já mostra sinais de ter atingido o pico.

Esse movimento pode não ser suficiente para garantir um mundo com emissões zero até 2050, mas representa uma mudança profunda na matriz energética global.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.