A escassez de chips impactou diretamente a produção de veículos na cadeia global de suprimentos, fazendo com que milhões de carros tenham sido perdidos no processo que começou após o ápice da pandemia de coronavírus.
Contudo, a falta de chips também afeta outros setores e um deles é o de identificação e, nesse caso, a Índia é o país que está tendo problemas com a escassez de semicondutores.
Na Índia, mais precisamente em Gautam Budh Nagar, as autoridades estão enfrentando um problema com a falta de chips, a confecção de carteiras de habilitação.
Diferente do Brasil, no país asiático, as licenças para condução de veículos automotores possuem chips eletrônicos, sendo parecidos com cartões de banco, por exemplo.
Em Gautam Budh Nagar, a falta de chips afetou a emissão de 18.000 carteiras de habilitação, afetando diretamente milhares de pessoas que dependem desses documentos para dirigir.
Se considerarmos as pessoas que dependem desses motoristas, a soma de prejudicados pela falta de chips nas licenças de direção será muito maior.
Para piorar a coisa, a emissão de carteiras de habilitação não está prejudicada apenas em Gautam Budh Nagar, pois, outras regiões da Índia também verificam da falta de chips para emissão de licenças.
O governo indiano recomenda que os motoristas aguardem o problema ser resolvido e autoridades locais insistem em dizer que os estoques de chips estão melhorando, indicando que o problema logo será resolvido.
Diferente daqui, a Índia não possui carteiras digitais para motoristas, o que aliviaria o problema, já que os indianos poderiam simplesmente portar o documento digital em seus smartphones.
Num país conhecido por sua experiência em serviços digitais, a solução de uma “CNH Digital” resolveria o problema, reduzindo a dependência dos chips.
Na indústria, a expectativa é que a crise mundial de chips acabe em 2023, já que as vendas de smartphone e computadores vêm caindo.
[Fonte: Auto Evolution]
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