Esqueça o 911: Macan, com 1 milhão de unidades vendidas, é o Porsche que realmente faz dinheiro

Na Porsche, um SUV é que dita as regras. Prova disso é que a Porsche acaba de comemorar a produção da milionésima unidade do Macan, em apenas 12 anos. Para efeito de comparação, o 911 levou 54 anos para atingir esse mesmo marco.

O modelo de número 1.000.000 foi um Macan 4 Electric na cor azul fosco, entregue a um cliente na Alemanha.

Lançado em 2013 e produzido na planta de Leipzig, o Macan rapidamente se tornou um fenômeno de vendas — superando até o Cayenne em várias ocasiões e se firmando como o Porsche mais vendido da história recente.

Com isso, a montadora que conquistou fama por seus cupês esportivos, hoje tem no SUV compacto de luxo sua principal fonte de receita.

O Macan ocupa um dos segmentos mais disputados do mercado global, o de utilitários compactos de alto padrão. Soma-se a isso o fato de ser a porta de entrada mais acessível para quem deseja ostentar um Porsche na garagem.

Com isso, não é de se espantar que o modelo tenha atingido a marca milionária em tempo recorde, superando até o ritmo de produção do Cayenne, que levou 18 anos para atingir o mesmo patamar.

Mas a história não para por aí. Em 2024, a Porsche lançou a versão elétrica do Macan com a intenção de substituir gradualmente a versão a combustão. Só que o plano sofreu um revés com a demanda menor do que o previsto por veículos elétricos em mercados importantes.

Por isso, o Macan a gasolina continua em produção — especialmente nos Estados Unidos — mesmo sendo, tecnicamente, o mesmo carro de 2014, com algumas reestilizações no percurso.

Apesar disso, os números recentes mostram uma virada: o Macan Electric já superou o modelo a combustão nas vendas globais.

Entre janeiro e junho de 2025, foram entregues 45.137 unidades do Macan, das quais 25.884 eram da versão elétrica. O restante — cerca de 19.250 unidades — corresponde ao modelo tradicional com motor a combustão.

Ou seja, o modelo que muitos ainda encaram como um “Porsche de shopping” é, na verdade, o motor financeiro que mantém viva a tradição da marca.

Se um dia o 911 foi o coração de Stuttgart, hoje o pulso forte da Porsche bate sob a carroceria alta e elétrica do Macan.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.